Começam na próxima segunda-feira, 9 de setembro, as comemorações dos 500 anos do Foral concedido a Payo de Pelle, atual Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha. O programa, que se estende até finais de dezembro, inclui vários eventos que vão desde cerimónias a teatros de rua e termina com a realização de uma Feira Renascentista.
O 92º aniversário da Freguesia será assinalado esta segunda-feira com o hastear simbólico da bandeira na sede da Junta. Já no mês de outubro, terá lugar a “Exaltação das Ordens” – cerimónia e cortejo alusivo a várias ordens religiosas históricas, nomeadamente a dos Templários e a de Cristo.
Ainda em outubro, a 26, estão previstas as Jornadas de História Local. Já em 16 de novembro está marcada um espetáculo de teatro de rua, “Visitação”.
Para encerrar o cartaz, o momento alto das comemorações: a Feira Renascentista de Payo de Pelle, agendada para o fim de semana de 21 e 22 de dezembro.
A Carta de Foral de Payo de Pelle foi concedida por D. Manuel I em 22 de dezembro de 1519. A vila manteve o nome Payo de Pelle até 9 de setembro de 1927, altura em que passou a designar-se Praia do Ribatejo.
João Lopes




















