Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

O 718 Cayman é sem dúvida o Porsche mais equilibrado da marca de Estugardar. Com uma excelente relação peso-potência (1380kgs), e o motor numa posição central para contribuir para uma distribuição de peso ideal (50/50), o Cayman pode não ser o mais rápido mas concerteza será o mais divertido de conduzir.

O design exterior do Cayman é facilmente identificavél como um Porsche.

PUB

Na parte dianteira temos a típica frente Porsche que conhecemos dos 911, com a diferença de que no Cayman as óticas não são completamente redondos e são um pouco mais quadradas. Temos também a tampa do combustível no capot, algo também muito típico da Porsche. Na lateral é que já temos uma silheuta muito sua e nada que se assemelhe ao clássico 911. Mas o que temos é uma excelente stance, bastante baixa e desportiva, e para acompanhar temos umas jantes de 19 polegadas. Para o tamanho do carro acho ser o tamanho ideal, no entanto ainda é possível ter umas jantes de 20 polegadas. Na parte traseira também não temos muita semelhança ao 911. Temos as típicas óticas do Cayman (que não têm vindo a alterar muito ao longo dos anos) e uma dupla ponteira de escape. Esta ponteira de escape é exclusiva do Cayaman S, sendo que para a termos no Cayman temos que pagar como extra (escape desportivo). Temos ainda, que eu gosto bastante, e que é transversal a todos os modelos Porsche que é a inscrição PORSCHE e a indicação do modelo no centro da bagageira. Por falar na bagageira, o spoiler que antes estava escondido na mesma e levantava conforme a velocidade, agora está imbutido na própria carroçaria, um promenor de design funcional bastante interessante.

Relativamente ao design interior também é bastante desportivo e bastante Porsche.

Temos a típica consola central Porsche que nos envolve, e um tablier mais desportivo que luxoso (ao contrário do Panamera por exemplo). As baquets são as típicas da Porsche e são mais confortáveis do que eu esperava. A qualidade dos materiais da cabine são excelentes, temos material suave e pele em quase toda a cabine, só temos plásticos nos botões e consola central.

O sistema de infotaiment é bastante simples, mas verdade seja dita que quem compra um carro deste género não é pela tecnologia. O sistema apenas dá para visualizar a navegação, escolher a rádio ou mídia, ver alguns coisas sobre o carro e pouco mais. O painel de instrumentos continua a ser analógico com as típicas argolas da Porsche. Temos apenas um pequeno ecrã a cores na argola mais à direita. Esse pequeno computador de bordo até é bastante completo e dá para fazer várias coisas, inclusive cornometrar voltas em pista por exemplo.

Relativamente ao espaço não há muito a dizer porque é um carro de dois lugares, mas para o espaço de bagagem supreendeu-me, pois a bagageira que temos debaixo do capot é mais funda do que eu achava. E como o motor é central, temos uma vantagem relativamente ao 911, que é ter também uma pequena bagageira na parte traseira.

Relativamente à condução, é na condução desportiva que o Cayman se descata, e é dos automóveis que mais me diversão deu, pois o meu tipo de carro favorito é precisamente este, o pequeno e leve.

Em percursos urbanos o Cayman não é muito bom. Ao termos um pneu de muito baixo perfil, uma suspensão rija e uma altura relativamente ao solo muito baixa, faz com que o carro seja muito rijo e pouco confortável nas irregularidades que temos dentro das nossas cidades, como os empedrados e lombas. Depois a direção é bastante pesada, especialmente a velocidades baixas (parece que deixa de ser assistida) o que dificulta as manobras de estacionamento e inversões de marcha. O único aspeto que minimiza este desconforto são as baquets, que apesar de desportivas e terem um ótimo encosto lateral, conseguem ser confortáveis. Já que falo nas baquets aproveito para dizer que a posição de condução é soberba, conseguimos ter uma posição de condução bem desportiva, bem junto ao solo, o que contribui para uma maior conexão com a estrada.

Em condução em auto estrada apenas resalvo a insonorização que não é a melhor. Temos muito barulho do rolamento das rodas, mas que quase nem se nota pois é abafado pelo som do motor que está mesmo por trás das nossas costas. Mas para um verdadeiro amante de carros que gosta de ouvir o barulho, como eu, não será um grande problema.

Mas é na condução desportiva que fiquei de boca aberta! O equilíbrio do Cayman é ótimo, este é um carro com que podemos atacar as curvas sem medo! Conseguimos entrar nas curvas com bastante velocidade, e até acelerar dentro das mesmas sem que o carro fuja um centímetro! O cayman tem um grip fenomenal! Ao sair das curvas também somos capultados de forma muito rápida. A caixa automática de dupla embraiagem da Porsche (PDK) é muito rápida a responder e aumenta as rotações de forma exponencial! E em termos de linha reta o Cayman também é bastante dinâmico e consegue cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em 4,7s!

O preço base do Cayman são 74.000€, mas a versão ensaiada custa 85.279€. O Cayman paga 239,37€ de IUC.

 

 

PUB