PUB

O realizador Pedro Cabeleira, natural do Entroncamento, apresenta a sua mais recente longa-metragem, Entroncamento (2025), um retrato intenso e poético da cidade ferroviária onde cresceu. O filme, com 131 minutos de duração, estreou na secção ACID do Festival de Cannes e integra a Seleção Oficial em Competição do LEFFEST, com presença confirmada do realizador na sessão nacional.

A história acompanha Laura, uma mulher em fuga de um passado turbulento que se refugia no Entroncamento para reconstruir a sua vida. Dividida entre um emprego honesto e os esquemas do pequeno crime, cruza-se com uma juventude desencantada, num cenário onde sobressaem lealdades, ganância, violência e má sorte — e onde todos procuram apenas uma vida melhor.

PUB

O elenco conta com Ana Vilaça, Cleo Diára, Rafael Morais, Tiago Costa, Sérgio Coragem, André Simões e Henrique Barbosa. O argumento é assinado por Diogo S. Figueira e Pedro Cabeleira, com direção de fotografia de Leonor Teles e produção de Vasco Esteves, Edyta Janczak-Hiriart e Abel Ribeiro Chaves.

Pedro Cabeleira, nascido em 1992, licenciou-se em Realização na Escola Superior de Teatro e Cinema. Fundador da produtora VIDEOLOTION, destacou-se com o filme Verão Danado (2017), premiado em Locarno e exibido em festivais internacionais. Seguiram-se as curtas Filomena (2019) e By Flávio (2022), esta última nomeada para o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Filmado na sua terra natal, Entroncamento (2025) é uma homenagem à cidade e às suas complexidades sociais, refletindo o olhar maduro e comprometido de um dos nomes mais promissores do cinema português contemporâneo.

O filme estreia dia 9 de novembro no Cinema São Jorge (17h00), com mais duas sessões no Cinema Medeia Nimas (13 de novembro – 11h00) e Cine-Teatro D. Joáo V (13 de novembro – 21h00) no âmbito do festival LEFFEST em Lisboa.

Mais informações e bilhetes em https://leffest.com/filmes/entroncamento#timetable.

PUB