PUB

Greta Thunberg, conhecida ativista ambiental sueca, de 22 anos, esteve esta tarde no Entroncamento e o EOL acabou por avistá-la por acaso, enquanto se dirigia para a Estação de Comboios, com uma grande mala de viagem às costas.

“Estou a visitar, a viajar por Portugal, e o Entroncamento era uma das minhas paragens”, disse ao EOL. Está no país “em turismo e trabalho”, para “visitar locais e pessoas”. Tímida, eventualmente surpreendida pelo reconhecimento em plena via pública da cidade, acabou por posar com simpatia para a foto e seguir viagem.

PUB

Nascida em Estocolmo, a 3 de janeiro de 2003, Greta começou a interessar-se pelo meio ambiente aos 8 anos. Em 2018, com apenas 15 anos, iniciou o movimento “Skolstrejk för klimatet” (Greve escolar pelo clima), protestando sozinha em frente ao parlamento sueco. O seu gesto inspirou milhões de jovens e deu origem ao movimento global Fridays for Future, que promove greves estudantis em defesa do clima.

Diagnosticada com síndrome de Asperger, Greta transformou essa condição numa força, afirmando que vê o mundo com clareza e urgência. Tornou-se uma das vozes mais influentes da sua geração, discursando em fóruns internacionais como a ONU, Parlamento Europeu e COPs climáticas, onde denuncia a inação dos líderes mundiais.

Recebeu diversos prémios, incluindo o Prémio Gulbenkian para a Humanidade e o Prémio Internacional da Paz Infantil, e continua a ser uma figura central na luta contra o aquecimento global

Texto e Foto: Ricardo Alves

PUB