É verdade, o EOL-Entroncamentoonline nasceu a 30 de setembro de 2001. Já lá vão 18 anos! Na altura existiam no Entroncamento um semanário o “Notícias do Entroncamento”, cujo diretor era o Américo Duarte Fonseca, e um mensário “O Entroncamento”, cuja diretora julgo ser já a Ana Geraldes, que viria a dar uma grande ajuda à implementação do EOL, e a RVE Rádio Voz do Entroncamento.
O EOL aparecia como um “outsider” da informação local e regional que pretendia utilizar as novas tecnologias da informação até aqui não utilizadas na cidade. Pouco depois de termos nascido começámos a utilizar o vídeo nas reportagens que efetuávamos, constituindo uma mais valia em termos de comunicação.
Infelizmente assistimos ao último número de “O Entroncamento” e a partida da sua diretora, Ana Geraldes para a SIC Notícias e mais recentemente, a sentida partida do amigo, colega e companheiro de projetos comuns, Américo Fonseca e o inevitável fim do “Notícias do Entroncamento”, que também tínhamos ajudado a criar.
Ou seja, de um momento para o outro ficámos com a grande responsabilidade de sermos o único meio de comunicação escrita na grande cidade do Entroncamento, que tem um grande passado jornalístico e teve grandes jornalistas, nas pessoas de Eduardo O. P. Brito, Antero Fernandes e Américo Fonseca, já falecidos, mas também de muitos outros, felizmente ainda entre nós e que não vamos enumerar, para não cometermos o erro de omitirmos algum.
No dia em que comemoramos 18 anos de vida, não podemos deixar de salientar os ilustres cronistas que desde o início aceitaram fazer parte do nosso painel e a todos os que colaboraram connosco, incluindo os voluntários que por aqui passaram e que ajudaram a fazer um EOL cada vez maior e melhor.
Mas não se pense que tem sido fácil, antes pelo contrário. Não é fácil fazer a notícia pela notícia, princípio pelo qual sempre nos regemos. Mas podem querer que diariamente a pequena equipa que somos, procura dar apenas e só, a notícia pela notícia. As conclusões ficam para os leitores.
Não podemos passar este dia sem deixar um grande agradecimento ao João Batista, ao Miguel Rosa e mais recentemente ao João Pedro, pelo apoio técnico imprescindível que nos prestaram, não esquecendo a Ciberconceito, empresa que nos aloja e nos dá todo o apoio técnico para que o EOL esteja online diariamente.
E não podíamos deixar de agradecer aos nossos anunciantes que desde o início deste ano estão connosco e tornam possível este projeto.
Estamos há 18 anos consigo e vamos continuar procurando ser cada vez melhores e esperar que continuem connosco! Obrigado pela vossa companhia diária.
António Miguel



















