
Relativamente ao modelo anterior, o novo CLA progrediu bastante, não tanto no seu design pois facilmente o identificamos como um CLA, mas no que toca à dinâmica de condução e tecnologia nele presente.
A Mercedes tentou fazer com que o CLA fosse um “mini CLS”, aproximando muito os seus traços de design exterior.
Na parte dianteira conseguimos facilmente identificar como um CLA, pois o capô é igual ao do modelo anterior, as óticas são muito parecidas mas mais finas, e os para-choques também têm um design muito semelhante mas com umas aberturas mais acentuadas. Na parte lateral também pouco mudou, temos umas jantes semelhantes às do modelo anterior (como se trata do AMG Line são de 18 poelgadas), e a silhueta essa manteve-se igual, continuando a ter aquele estilo coupé e com o tejadilho a inclinar na parte traseira. Na parte traseira é onde estão as alterações mais significativas, onde temos umas ponteiras (embora falsas) maiores que anteriormente, a bagageira é menos arredondada e as óticas tomam o formato das do CLS, podendo por vezes, à noite, confundir um com o outro (já me aconteceu).
Tal como sucedia na geração anterior o design interior é igual ao do classe A.
Temos um design simples e limpo com poucos botões, ao contrário da geração anterior, e as saídas de ventilação têm um efeito espetacular, assemelhando-se muito as turbinas de um avião. Os materiais e a qualidade de construção são excelentes, não estivéssemos nós a falar de um Mercedes. Temos materiais suaves a cobrir toda a cabine à exceção da consola central onde predomina o plástico em piano black. Na parte superior do tablier e portas temos material suave, e como se trata da versão AMG Line, temos efeito pesponto vermelho por toda a parte. Esse efeito passa também para o volante desportivo com patilhas no volante, e as baquets desportivas, que têm um encaixe muito melhor que as da geração anterior. Temos ainda a parte central das portas cobertas por veludo. Na parte traseira a qualidade dos materiais nas portas mantêm-se, assim como o efeito pesponto vermelho nos bancos.
Em termos de habitabilidade é um pouco melhor que o classe A e o CLA anterior. Nos bancos dianteiros pouco muda, vamos confortáveis nestas novas baquets e temos bastante espaço para nos esticarmos. Na parte de traseira, temos um pouco mais de espaço para as pernas do que no classe A e CLA anterior. No entanto o seu tejadilho a descair retira espaço para cabeça relativamente ao classe A, mas em relação ao CLA anterior dá a sensação de ser um pouco melhor e menos claustrofóbico. Para transportar três pessoas de uma vez na parte traseira não parece haver diferença relativamente ao modelo anterior, conseguimos transportar três adultos mas não é aconselhável, pois o do banco do meio não iria muito confortável pois tem pouco espaço para os ombros, para os pés devido ao desnível do solo, e para a cabeça dado que o banco central senta um pouco mais alto e aquela margem mínima que tínhamos para o tejadilho facilmente desaparece.
Nas tecnologias temos dois grandes ecrãs de 10 polegadas que criam o cockpit digital panorâmico. No ecrã mais ao centro temos o sistema de infotaiment, o MBUX, com inteligência artificial com o qual podemos “falar” e perguntar algumas coisas. O MBUX à semelhança de todos os outros modelos da marca, responde a comandos de voz. Para ativar o sistema basta dizer “Olá Mercedes” e de seguida dizer o que queremos, como por exemplo, “tenho fome” e aí o sistema irá apresentar no sistema de navegação os restaurantes mais perto e perguntar qual pretendemos selecionar. No ecrã em frente ao condutor, o qual se pode chamar de painel de instrumentos digital, temos várias informações como a “tradicional” autonomia, médias de consumo, as ajudas de condução ativas, etc. Este painel de instrumentos pode tomar vários aspetos, por exemplo, se tivermos a navegação ativa o mapa aparece centrado no painel. Podemos alternar o aspeto dos mostradores, entre o modo clássico, modo normal, e o modo desportivo. Para controlarmos os ecrãs que temos à nossa frente podemos usar apenas o volante através de uns pequenos touchpads presentes junto aos botões de comando. Do lado direito controlamos o ecrã central, ou seja, o sistema de infotaiment, que também pode ser controlado através de um touchpad maior presente na consola central. Do lado esquerdo controlamos tudo do painel de instrumentos digital. Ainda nas tecnologias, mas nas ajudas à condução, o CLA conta com câmara de estacionamento com vários ângulos, manutenção na faixa de rodagem, aviso de colisão com travagem de emergência, avisador do ângulo morto, cruise control adaptativo, entre outros.
A unidade ensaiada estava equipada com um motor diesel 1.5 de cilindrada com 116cv e 260Nm de binário.
Este motor é ideal para quem quer fazer bons consumos pois ronda os 5/5,5lt por 100km, no entanto para quem quer tirar todo o partido de ter um Mercedes e deste chassi maravilhoso do novo CLA, um motor superior é o ideal.
Para fazermos viagens longas em auto estrada o CLA é ótimo. Temos umas baquets mais confortáveis que as do modelo anterior, assim como a suspensão, e a cabine também está mais bem isolada.
Em percursos urbanos também é relativamente fácil de conduzir, dado que a direção é leve e a caixa de velocidades automática também facilita.
Ao fazermos uma condução desportiva, este motor não é o melhor pois não é o que tem melhor resposta. No entanto este novo chassi é muito melhor que o modelo anterior e o CLA é um carro que temos muita confiança quando atacamos umas curvas, ao contrário do que acontecia no modelo anterior que era preciso ter um pouco de respeito pelo carro. Isto deve-se ao facto de que no modelo anterior a Mercedes apenas se limitou a colocar uma traseira no chassi do classe A, mas com estes novos modelos isso acontece no classe A limousine. Apesar de ser o mesmo chassi que o A, o Mercedes deu uma afinação especial para o CLA, incluindo um aumento da distância entre eixos, tornando o CLA um modelo mais exclusivo e diferenciado do A. Com o motor certo, este novo CLA será um bom brinquedo no que toca à condução desportiva.
A versão ensaiada custa 46.388,79€, no entanto pode obter um CLA a partir de 37.850€. O CLA 180d paga 146,79€.
Gostaríamos de agradecer à equipa da Sodicentro de Leiria pela cedência da viatura para ensaio.( www.sodicentro.pt )





















