Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

 

O Mazda MX-5 é um automóvel muito divertido de conduzir, com uma condução só por si emocionante graças à sua leveza e pequenas dimensões, aliando a condução ao ar livre com a emoção do barulho de escape mesmo por trás de nós, simplesmente emocionante.

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O design exterior do MX-5 é mais desportivo do que os modelos anteriores, os quais se apresentavam mais “redondinhos e fofinhos” muitas vezes associados a carros de mulher. Neste novo modelo temos a nova linguagem de design que a Mazda intitula de “Kodo: alma do movimento”. Na parte dianteira temos as embaladeiras arredondadas, mas alguns ângulos mais retos como as pontas das óticas que são pequenas e finas. Temos uma grande grelha e uns spoilers inferiores no para-choques por baixo dos faróis de circulação diurna. Na parte lateral temos umas jantes de 16 polegadas pintadas a cinzento. Conseguimos também vislumbrar o perfil do MX-5 que tem o seu ponto de gravidade bastante baixo, e conseguimos apreciar o seu design de Targa, caso a capota esteja em baixo, ou de coupé, caso a capota esteja em cima. Na parte traseira, à semelhança da parte dianteira, as óticas também são pequenas e finas, e as embaladeiras arredondadas. Contamos também com uma dupla ponteira de escape que faz um sonzinho muito emocionante que nos deixa com um sorriso na cara.

O design interior é igualmente desportivo. Temos umas baquets desportivas que têm umas colunas Bose no encosto de cabeça para podermos continuar a ouvir o rádio sem dificuldade mesmo com a capota em baixo. A consola central é grande e está numa posição elevada, o que nos coloca a manete das mudanças numa posição mais “à mão” do que nos carros “comuns”. A qualidade de construção é excelente, os materiais não são os melhores, mas também não são os piores. Temos material parcialmente suave a cobrir o tablier com um efeito pesponto a vermelho, que se prolonga pelas coberturas do centro das portas. Infelizmente no topo das portas não temos qualquer cobertura é chapa, mas o MX-5 é um carro de diversão e não de conforto e a falta de “materiais de luxo” é com o intuito na redução de peso.

Nas tecnologias o MX-5 conta com um sistema de infotaiment não muito requintado, mas funcional que está disponível através de um ecrã tátil de 7 polegadas. O acesso entre menus é fácil e a velocidade de processamento é razoável, no entanto a resolução e cores do ecrã não são as melhores, e o tátil só funciona quando estamos parados. Uns botões físicos para atalhar entre menus seria ótimo, porque durante a condução só podemos usar a roda presente na consola central que não está numa posição ótima, tendo sempre que se desviar o olhar da condução para a podermos localizar. Outro ponto negativo do sistema da Mazda é que para termos disponíveis o Apple Carplay ou o Android Auto temos que pagar como um extra. Temos um pequeno ecrã junto do painel de instrumentos que nos dá informações básicas acerca do veículo como autonomia, consumos médios, o processo de abertura ou fecho da capota, etc. Nas ajudas à condução temos o assistente de estacionamento, assistente na manutenção na faixa de rodagem, luzes adaptativas, entre outros. O MX-5 não vem muito recheado de tecnologias, mas mais uma vez o MX-5 é um automóvel para diversão e experiência de condução pura.

O MX-5 vem equipado com um motor 2.0 cilindrada com 184 cv e 205 Nm de binário, e pesa apenas 1305 kg (capota rígida).

Estes números da relação peso potência fazem do MX-5 um pequeno foguete.

As trocas de caixa são curtas e a posição da manete faz com que a tenhamos sempre à mão para trocas rápidas e desportivas. A direção e a manete das mudanças são mais pesadas do que em carros convencionais para que possamos ter uma maior conceção ao carro e à estrada. A tração traseira também proporciona um fator de diversão muito importante, pois mesmo com o controlo de tração ligado o MX-5 foge um pouco nas curvas se abusarmos no acelerador. E por falar em curvas, quando temos uma condução mais desportiva e entramos nelas, o MX-5 está irrepreensivelmente colado ao chão e ao curvar é tão leve que dá a sensação de estarmos num kart. O que também proporciona uma boa emoção à condução é a sonoridade do escape, que com a capota aberta ouvimo-lo mesmo por detrás de nós e faz com que queiramos puxar mais e mais pelo o carro para o ouvirmos o ronco cada vez mais alto.

O MX-5 obteve 4 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap com 84% na segurança de adultos, 80% na segurança de crianças, 93% na segurança de pedestres e 64% nas ajudas à condução.

Em suma o MX-5 é um automóvel desportivo ideal para o termos bem estimado na garagem e tirá-lo ao fim de semana para brincar um pouco. Um automóvel que deixa um sorriso na cara de qualquer entusiasta do mundo automobilístico pois é muito divertido de conduzir e proporciona uma experiência de condução desportiva pura, e apresenta-se como a prova de que não é necessário pagar valores avultados nem números elevados cavalos para termos um bom automóvel desportivo.

A versão ensaiada tem o valor de 39 196€ e paga de IUC 238,66€, no entanto pode obter um MX-5 a partir de 25 108€.

Queríamos agradecer à equipa da Julião e Filhos (juliaoefilhos.pt) pela cedência da viatura para ensaio.

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