A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu a empreitada de beneficiação da EN243 na ligação à Zona Industrial de Riachos, que abrange os concelhos de Torres Novas e do Entroncamento.

Esta é a oitava obra a cargo da IP, promovida no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), concluída e ao serviço da mobilidade das populações e do transporte de mercadorias, promovendo a coesão territorial, a competitividade das empresas e o desenvolvimento das regiões.

PUB

A empreitada de melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Riachos envolveu um investimento de 5,4 milhões de euros, e teve como objetivo a beneficiação de um troço da ER243, que incluiu a construção de duas novas rotundas melhorando as condições de acesso a Riachos, e a criação de uma nova estrada, com cerca 1,3 km, de ligação direta à Zona Industrial do Entroncamento.

A intervenção consistiu na melhoria significativa das condições de segurança da plataforma rodoviária e infraestruturas adjacentes, tendo envolvido, entre outros, dos seguintes trabalhos: 

  • Construção de passeio do lado direito da via na ER243, entre o km 34,920 e o km 36,355 atendendo à elevada circulação de pessoas entre o Bairro do Nicho e Riachos;

  • Substituição do pontão sobre a ribeira do Serradinho;

  • Retificação de traçado entre o km 35,200 e o km 36,150 para homogeneização das características geométricas;

  • Alargamento da plataforma em cerca de 1200m;

  • Reparação das zonas das gares de transportes públicos, recuperação dos abrigos existentes e colocação de novos;

  • Construção de passeios em atravessamentos urbanos e na zona de intersecções associadas ao ordenamento das travessias pedonais;

  • Beneficiação de três rotundas existentes;

  • Construção de duas novas rotundas;

  • Desenvolvimento de uma nova ligação entre a última rotunda (Rotunda 5) e uma via designada por Ligação à Zona Industrial do Entroncamento dando continuidade à via existente. Esta via foi dotada, para além de passeio em toda a extensão, de uma ciclovia.

PUB