
O Kia Xceed é o mais recente membro da “família Ceed” e, apresenta-se como o “irmão mais novo” que é “cool e rebelde”.
Com o Xceed, a Kia pretende atrair clientes mais jovens, e, posso dizer que acertou em cheio, pois por gosto pessoal nunca compraria um SUV/Crossover, mas o Xceed e em especial com esta configuração, fez-me pensar duas vezes.
Apesar de pertencer à “família Ceed” não se deixem enganar, pois a única coisa em comum com o Ceed são as portas dianteiras, todos os outros painéis e portas são novos.
Ora no que diz respeito à parte dianteira existem umas óticas semelhantes (não iguais) às do Ceed, com as luzes de circulação diurna em formato “ice cube”. A grelha é a típica da Kia em “nariz de tigre” e, os para-choques são também semelhantes aos do Ceed, mas têm um aspeto mais de crossover/SUV. Na parte lateral o Xceed tem uma silhueta fantástica com um estilo que mistura o crossover com um hatchback, e, como se não fosse suficiente, para lhe conferir um aspeto ainda mais imponente temos as jantes de 18 polegadas. A parte traseira, pessoalmente é a minha favorita, pois é arredondada e larga, as óticas finas e alongadas têm o formato ideal para o design da traseira. À semelhança da parte dianteira, os para-choques têm um aspeto de crossover com duas saídas de escape, só é pena serem falsas, no entanto, estão bem disfarçadas pois os plásticos estão colocados bem lá no fundo.
O design interior é igual ao do Ceed, com a diferença de que temos mais opções de personalização e, com isso conseguimos tornar o Xceed mais jovem.
Por exemplo, neste caso temos em volta das saídas de ventilação, nos bancos e nas coberturas das portas o amarelo para combinar com a cor exterior! Tal como o design, a qualidade dos materiais é a mesma do Ceed, com material suave a cobrir grande parte do tablier, e ainda um efeito de pesponto no topo do mesmo. Os plásticos apenas aparecem mais abaixo e na consola central, sendo que na consola central está presente o plástico piano black, que tem um ótimo tratamento e não deixa grandes dedadas. O volante tem uma ótima pega e pele e, os comandos estão bem organizados, ao contrário de gerações anteriores da Kia.
No infotaiment é onde o Xceed se revoluciona dentro da Kia, pois é o primeiro Kia a ter um painel de instrumentos digital de 12,3’’ e um ecrã central de 10,25’’.
O painel de instrumentos é variável, pois consoante o modo seja ou “Sport” ou “Normal” temos um aspeto diferente, típico de cada um destes. No modo “Normal” o aspeto é muito semelhante aos dos BMW’s série 5 do ano de 2016, com uns “ponteiros clássicos” e, na parte central temos todas as informações do computador de bordo, ajudas à condução, configurações, etc. Quando ativamos o modo “Sport”, o que está na parte central mantém-se, mas os ponteiros mudam e tomam uma forma mais desportiva, sendo que passam a ser uma barra que vai enchendo e, no seu centro está presente o velocímetro e conta-rotações em número.
Relativamente ao ecrã tátil central de 10,25”, este é muito maior do que o anterior, e o sistema operativo apesar de ser muito semelhante tem algumas funções diferentes. Tal como no anterior tem uma velocidade de processamento boa e é possível personalizar o nosso próprio menu e ecrã inicial. Contudo, existe uma função nova, e útil, aquando dentro de um menu, por exemplo da rádio, conseguimos abrir um pop-up na lateral direita e podemos lá colocar o relógio, info de condução ou até a navegação se tivermos um percurso ativo. Continuamos a ter os botões físicos para fazer atalhos entre menus, mas ao contrário de anteriormente que eram botões no sentido lato da palavra, são uns botões táteis.
Nas ajudas à condução está também bem equipado, temos cruise control adaptativo, manutenção na faixa de rodagem, alerta de colisão frontal, assistente de estacionamento, entre outros.
A versão ensaiada vem equipada com um motor de 4 cilindros a gasolina 1.4 cilindrada com turbo, 141cv e 242Nm de binário.
Para conduzir em cidade o Xceed é bastante confortável. A posição de condução é mais alta, o que concede uma melhor visão para o trânsito, a direção é leve o que facilita as manobras, e a suspensão é suave e reage bem às irregularidades da estrada. O que também facilita é a câmara de visão traseira que se faz acompanhar de uma imagem do carro com os “tracinhos” para uma melhor perceção da distância ao obstáculo.
Em autoestrada e a velocidades mais elevadas, o Xceed é surpreendentemente silencioso, talvez o melhor carro da sua classe, pois não detetamos nenhum barulho proveniente dos pneus, motor, e, o barulho da deslocação do vento é quase impercetível. Os bancos também são confortáveis para fazer longas viagens.
Se quisermos fazer uma condução mais desportiva conseguimos divertir-nos com o Xceed.
Para começar, o motor 1.4 com 140cv e a caixa DCT têm uma performance razoável e assentam que nem uma luva ao Xceed e, a suspensão, apesar de não ser muito rija, faz um ótimo trabalho, o chassi está bem equilibrado, fazendo com que o Xceed fique plantado ao solo nas curvas.
Por gosto pessoal nunca compraria um SUV/Crossover pois geralmente tem um equilíbrio diferente (setup mais para conforto) e não apresentam tanta diversão na condução, mas isso não acontece com o Xceed, que não compromete a o conforto pela diversão.
A versão ensaiada do Kia Xceed paga 171,18€ de IUC e custa 34 828€ (30 078€ com campanha) com 7 anos de garantia. No entanto pode obter um Xceed desde 21 990€.
Queríamos agradecer ao concessionário Julião e Filhos pela cedência da viatura para ensaio (www.juliaoefilhos.pt)
Vídeo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ffg7jkB6RAk





















