
Todo o Sorento é grandioso! As suas dimensões são enormes e o seu espaço interior também. Na verdade, até se assemelha um pouco ao modelo Telluride, modelo exclusivo para o mercado americano, e como bem sabemos os americanos gostam de carros enormes.
O próprio design exterior é muito “americanado”.
Na parte dianteira temos a típica grelha nariz de tigre da Kia que é enorme e muito parecida à do Telluride. Os para-choques também são semelhantes com uns apontamentos pretos nas laterais. Para ajudar a este estilo a frente é alta e bastante imponente. Na parte lateral também temos um perfil bastante robusto e é aqui que conseguimos ver o verdadeiro comprimento do Sorento. Destaco o pormenor na janela traseira que se assemelha ao pormenor que temos na carrinha Proceed. A parte traseira também é bastante imponente e tem umas óticas também com estilo “americanado” fazendo até lembrar as do Mustang (com menos uma faixa luminosa). O que já não é tão americano, mas mais europeu, é a colocação de imitação de ponteiras de escape embutidas no para-choques, e que neste caso são bastante denunciadas.
O design interior, é bastante interessante, porque temos componentes de design que são funcionais.
Falo das saídas de ventilação, que são divididas em dois e criam uma forma interessante, mas ao mesmo tempo existe funcionalidade, pois podemos colocar a parte de cima inclinada para um lado e parte de baixo inclinada para outro. O interior apresenta uma boa qualidade de materiais. Temos material suave no tablier e portas, e na consola centra existe plástico piano black que é mais refinado que um plástico normal.
Ainda no interior mas falando do espaço, o Sorento só é pequeno nos bancos da terceira fila (é um 7 lugares) e mesmo assim não é dos piores. Eu acho que um adulto poderia fazer grandes viagens na terceira fila se não fosse a posição em que nos sentamos tão baixa, porque para a cabeça e joelhos temos espaço. Os joelhos ficam à medida do banco da frente, no entanto esses bancos dão para puxar à frente pois são ajustáveis. Temos ainda saídas de ventilação com controlo independente nesta fila. Passando então para a segunda fila, podemos facilmente ajudar os passageiros detrás com espaço pois parece que vamos numa limousine. Temos imenso espaço para as pernas e conseguimo-nos esticar quase por completo. Para levar 3 adultos não será problema pois o carro é largo. Aqui temos umas saídas de ventilação com controlo independente assim como umas cortinas de privacidade. Na parte dianteira também temos imenso espaço e podemos chegar o banco do pendura para a frente e dar mais espaço a quem vem atrás, o que não acredito que seja necessário.
No que toca ao espaço de carga escusado será dizer que tem bastante, sendo que na configuração, de bagageira, mais pequena contamos com cerca de 325lts e na maior com 910lts.
Nas tecnologias o Sorento vem bem equipado.
Temos um painel de instrumentos digital no qual podemos ter vários visões para os mostradores consoante os modos de condução, ou simplesmente podemos ir às configurações e escolher o que gostamos mais. Para além disso é onde vemos a câmara lateral quando fazemos o pisca, ou seja, dentro dos círculos que constituem o velocímetro e conta rotações, ao fazermos pisca, irá aparece uma imagem de trás do carro no sítio correspondente. Na parte central temos um ecrã de um tamanho bastante generoso e com bons gráficos, e temos o novo sistema de infotaiment da Kia. O sistema é muito semelhante ao anterior, mas tem um aspeto um pouco diferente e algumas novas funcionalidades, como por exemplo o perfil de condutor. Imaginemos que eu gosto da rádio x e da temperatura sempre a 20 graus, mas, por exemplo, o meu pai que também conduz o carro gosta da rádio y e da temperatura a 19 graus. Ora ao gravarmos estes elementos nos perfis de condução, ao entrarmos no carro podemos escolher o nosso perfil e todas as definições já vão estar ajustadas.
Ainda nas tecnologias mas nas ajudas à condução o Sorento dispõe de avisador do ângulo morto, manutenção na faixa de rodagem, cruise controlo adaptativo, sistema de pré colisão e travagem de emergência, entre outros.
A versão ensaiada do Sorento, é a versão híbrida e dispõe de 230cv, combinando um motor 1.6 a gasolina com um motor elétrico. No entanto existem ainda uma versão a diesel 2.2 de cilindrada com 202cv, e uma versão híbrida plug-in, também com um motor 1.6 a gasolina e um elétrico mas que no total produzem 265cv. Nesta versão híbrida consegui consumos de 6lts por 100kms, uns consumos bons considerando o tamanho do carro e estimo ser os mesmos consumos que o diesel. No entanto se quisermos melhores consumos teremos que optar pelo híbrido plug-in.
O Sorento é um carro muito tranquilo de conduzir em percursos urbanos, especialmente as versões híbridas, o único senão é mesmo o seu tamanho, que para estacionar não é o ideal. O Sorento é silencioso e isola-nos bem dentro do nosso casulo não deixando entrar barulhos provenientes de fora, e sendo híbrido a velocidades mais pequenas vamos sempre em modo elétrico o que contribui para o silêncio da viagem. Para além de tudo isto a suspensão é suave e neutraliza bem as irregularidades que temos nas estradas, lombas, empedrados, etc.
Em auto estrada também é muito bom. Os bancos são confortáveis pelo que fazer muitos kms não será um problema, e a insonorização e suspensão também ajudam no conforto. Principalmente esta última, pois cria a sensação de que estamos a flutuar.
No que toca à condução desportiva o Sorento não é muito bom, pois a sua grande dimensão, altura relativamente ao solo e peso, não o tornam no automóvel mais ágil. No entanto esta motorização híbrida de 230cv apresenta uma performance satisfatória que já despacha serviço em linha reta.
O Sorento obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 82% na segurança dos adultos, 85% na segurança das crianças, 63% na segurança dos pedestres e 87% nas ajudas à condução.
A versão ensaiada do Sorento custa 55.950€ e paga 171,69€ de IUC. A versão diesel custa 59.950€ e a versão híbrida plug-in 62.450€





















