
A Kia renovou o XCeed, e o que para mim já era dos melhores e mais bonitos crossovers do segmento, ficou ainda melhor, com um design mais apurado e mais tecnológico.
No que toca ao design da dianteira a única coisa que não se alterou foi a grelha, de resto até o símbolo mudou (novo logo da Kia). O para-choques está muito mais agressivo pois deixamos de ter umas óticas de nevoeiro para dar lugar a umas entradas de ar generosamente acentuadas. Temos ainda uns pormenores pretos que partem das entradas de ar que acentuam assim a sua agressividade. Na parte lateral foi onde nada mudou, à exceção das jantes, que pessoalmente gostava mais das do modelo anterior. A viatura ensaiada tem a cor de lançamento, o “Celan Spirit Green”, que eu gosto bastante. Ainda é possível escolher a cor de lançamento da geração anterior (que também gosto muito), o amarelo “lemon splash”. Na parte traseira é onde temos mais novidades. As óticas foram redesenhadas e têm agora um efeito 3D espetacular! Para além disso temos um novo para-choques que me deixa com sentimentos mistos, pois na geração anterior tínhamos umas ponteiras falsas mas que disfarçavam bem, mas não tínhamos um difusor desportivo. Agora temos um difusor desportivo mas uma imitação de ponteiras muito fraca… Aliás, estas só se parecem ponteiras ao longe.
No design interior tudo se mantêm igual, ou seja, um design agradável mas não muito arrojado comparado com o que temos no mercado (Peugeot por exemplo), mas com uma qualidade de materiais muito boa considerando o valor que pagamos pelo carro e tendo em conta a concorrência.
O que temos de diferente é então na tecnologia onde dispomos de um ecrã central maior e já com o novo sistema de infotaiment da Kia. Pessoalmente gosto bastante deste sistema, pois é bastante completo, intuitivo de usar, a velocidade de processamento é ótima e os gráficos são bons. O aspeto do sistema em si também me agrada pois dá um vibe retro sendo que os símbolos parecem aqueles neons que se usavam nos anos 80. Mas a verdadeira cereja no topo do bolo é o painel de instrumentos digital que para mim é dos melhores no mercado e supera até alguns de marcas premium. O painel apresenta bastante informação e é bastante completo. Depois podemos ter várias formas de apresentação do velocímetro e conta rotações. Mas o que realmente o distingue é ser um painel adaptativo conforme as condições atmosféricas. Se está de dia ele apresenta uma paisagem solarenga, se estive a anoitecer ele apresenta um por de sol, e se estiver de noite apresenta uma paisagem com lua. Mas melhor ainda! Se estiver nuvens apresenta um céu cinzento, e se estiver a chover, começam “a cair” gotículas de água no painel como se de um vidro se tratasse. Eu achei estes pormenores incríveis e algo que nunca tinha visto nem em marcas premium!
O espaço interior continua exatamente igual, o que significa que é bom. O espaço para os passageiros traseiros é agradável sendo que temos bom espaço para os joelhos e cabeça, e levar 3 adultos não será difícil, no entanto não se recomenda em viagens longas.
No espaço de carga a bagageira conta com 426lts, nada de extraordinário para um SUV, dado que o carro Ceed conta com 395lts e a carrinha 625lts.
A versão ensaiada vinha equipada com um motor 1.0 cilindrada a gasolina com 120cvs. Neste campo também nada trocou, visto que continuamos com os mesmos motores disponíveis, sendo que para além do 1.0 já mencionado temos o 1.5 a gasolina de 140cv e o híbrido plug-in com 141cv.
Sendo um Crossover com pendor desportivo o XCeed apresenta-se divertido de conduzir e com uma boa dinâmica em curva. Só acho que para este tipo de condução lhe faça mais jus o motor 1.5.
Em condução de auto estrada é silencioso e não existe muitos ruídos provenientes do exterior, e em condução citadina é bastante confortável de conduzir, com todos os seus controlos leves e suspensão não demasiado rija.
O XCeed
O preço do Kia XCeed começa nos 22.000€, mas a versão ensaiada custa 27.550€, e paga 144€ de IUC.





















