
O Hyundai Ioniq Hybrid é um automóvel, que nos incute uma condução calma e livre de stress, pois para fazermos usufruto do seu sistema híbrido temos que conduzir de uma forma calma não abusando muito do acelerador, caso contrário estaremos apenas a usar o motor de combustão e este seria apenas mais um automóvel a gasolina.
O design exterior do Ioniq está bem concebido, é um design com estilo jovem e interessante e que chama a atenção das pessoas, diferenciando-se dos seus concorrentes, quebrando a tendência de que um automóvel híbrido ou eléctrico tenha que ter um design pouco usual.
Como se trata de um carro amigo do ambiente, quer no para-choques dianteiro quer traseiro temos uma faixa azul que afirma a sua veia ecológica.
A Hyundai prestou a máxima atenção quando desenhou este automóvel tendo em consideração os pequenos pormenores, como uma pequena tira junto dos retrovisores de modo a que o ar flua melhor e exista menos barulho da deslocação do vento a altas velocidades. Existem também umas entradas de ar no para-choques dianteiro, umas jantes especiais de 17 polegadas mais aerodinâmicas e até o símbolo da Hyundai é uma placa em vez do tradicional logótipo com relevo. Tudo isto foi feito a pensar na aerodinâmica do veículo, fazendo com que o Ioniq seja dos veículos de produção com um dos maiores coeficientes de resistência com o rácio de 0,24. Isto traduz-se numa menor resistência ao vento e melhor performance aerodinâmica, contribuindo assim para uma condução mais eficiente.
Relativamente ao design interior este é simples mas funcional, todos os comandos estão bem acessíveis ao condutor, não sendo preciso desviar muito a atenção da tarefa principal que é a condução. Temos também uns detalhes em azul no volante, em volta do botão de ignição e saídas de ventilação, para nos recordar que estamos num veículo ecológico.
Os materiais usados no Ioniq são de boa qualidade. Temos material suave no tablier e nas portas, sendo que os plásticos usados são de boa qualidade, um pouco superiores aos do seu irmão i30. Tal como no i30 a qualidade de construção é excelente, tudo está solidamente montado, não existem barulhos parasitas e em viagens de autoestrada o barulho que entra na cabine não é excessivo.
De referir que os materiais usados para forrar o teto e o chão são biodegradáveis, tornando assim o Ioniq ainda mais amigo do ambiente.
Relativamente à habitabilidade da cabine esta é bastante boa.
Existe bastante espaço para os passageiros quer na parte da frente que na parte de trás, inclusive levar três pessoas na parte traseira não seria muito complicado pois não existe uma grande elevação do veio de transmissão no banco do meio. Temos também muito espaço para guardarmos o que quisermos, o armazenamento do encosto de braço é fundo, nas portas é bastante grande e na consola central temos ainda um espaço
dedicado para colocar o nosso tablet! Contamos ainda, como opção, com bancos em pele com aquecimento, ventilação e regulação elétrica com memória.
O volume da bagageira também é bastante bom. Esta tem uma boa abertura, o que facilita a colocação de grandes objetos, e tem uma capacidade de 550lt e 1505lt aquando dos bancos rebatidos. Só é de lamentar, ao contrário do i30, que a Hyundai não tenha colocado o chão da bagageira ajustável o que ajudaria a criar uma área de carga completamente lisa, no entanto a elevação não é muito grande.
O sistema de “infotaiment” é bastante bom, conta com um ecrã táctil de 8 polegadas com navegação, Apple Carplay e Android Auto. Temos também um sistema de som Infinity com 8 altifalantes e 1 subwoofer.
Os gráficos são bons, tem uma boa velocidade de processamento e é intuitivo pois funciona como um tablet com pequenas aplicações. A existência de botões físicos de atalhos aos menus ajuda bastante, pois durante a condução com um sistema apenas táctil pode tornar-se um pouco difícil navegar entre menus. Temos também uma pequena aplicação especial intitulada de “Híbrido”. Nela é possível ver dados como o consumo de combustível com um gráfico dividido pelo consumo do motor de combustão e elétrico, um gráfico com nível de condução Eco e um esquema do carro com o fluxo de energia.
A versão ensaiada dispunha de um motor de 4 cilindros a gasolina 1.6 GDI com 108cv e 147Nm de binário e um motor elétrico de 44cv com 170Nm de binário, produzindo uma potência combinada de 141cv e 265Nm de binário.
O sistema híbrido tem uma prestação bastante boa se usado correctamente e, para tal temos que ter uma condução calma com muita atenção ao acelerador. O Ioniq obriga-nos assim a ter uma condução calma e sem stress!
Em percursos citadinos conseguimos perfeitamente andar em modo completamente elétrico o que é bastante benéfico para o ambiente, mas também para a carteira do condutor, pois traduz-se numa poupança de combustível.
Na autoestrada será o motor de combustão a fazer a maior parte do trabalho, sendo que por vezes em situações em que o carro já leva algum balanço o modo elétrico é ativado e isto pode acontecer até os 130 km/h. Mais uma vez se tivermos atenção ao acelerador, o motor a combustão pode usar alguma da sua energia para carregar a bateria do motor elétrico para além de impulsionar as rodas, e desengane-se se pensa que isto se traduz em baixas velocidades em autoestrada.
O Ioniq também vem dotado de um modo “Sport”.
Quando seleccionarmos este modo os mostradores de imediato tomam outra configuração, com a velocidade indicada no centro, e em volta do conta rotações tudo toma contrastes de vermelho. Na condução em “Sport” o Ioniq comporta-se bastante bem, e a caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades DCT, faz um excelente trabalho, fazendo trocas rápidas e somente quando já nos encontramos na “redline”. O
motor a combustão também fica com uma sonoridade bastante interessante assemelhando-se ao de um desportivo, dando ainda mais vontade de puxar pelo Ioniq. Em curva nota-se um diferença notória em relação ao modo “Eco”.
Nas ajudas à condução temos sistemas como a travagem autónoma de emergência, o sistema de manutenção na faixa de rodagem, câmara de visão traseira para ajuda ao estacionamento, entre outros.
Sendo um carro híbrido os consumos são bastante bons. No nosso ensaio, com uma condução mista entre o “Eco” e “Sport”, conseguimos uma média de 5lt por 100km, afirmando-se assim um automóvel bem mais económico que um automóvel do seu segmento a gasóleo.
Na segurança o Ioniq obteve 5 estrelas nos testes do EuroNcap, com 91% na proteção dos adultos, 80% na proteção de crianças, 70% na proteção de peões e 82% nas ajudas à condução.
A versão ensaiada está disponível por 33.231.80€ e, tem uma garantia de 5anos para a viatura e, 8 anos ou 200.000 kms para as baterias de alta voltagem.
O Ioniq paga de IUC 134,98€. Para mais ensaios e notícias: https://firstgearpt.wixsite.com/firstgearpt Vídeos de ensaios: https://www.youtube.com/channel/UCNcAutlcYx0910ur41hakCQ





















