
Ultimamente a Hyundai tem feito carros fantásticos, especialmente os que têm saído da divisão N, e este i20 N veio destornar o rei do segmento que era o Ford Fiesta ST!
Os fabricantes automóveis que querem competir no WRC têm de ter modelos de homolgação dos seus automóveis, que é o caso deste i20 N.
O design exterior do i20 N tem alguns detalhes mais agressivos que o i20 normal, e vai buscar inspiração ao carro do WRC (grupo 2).
Na dianteira temos um para-choques mais agressivo que o normal, com umas “entradas de ar” maiores. Temos um lip no fundo do para-choques pintado a vermelho. A grelha é mais aberta e tem o formato de bandeira de xadrez. Na grelha temos também o logotípo do N. Na parte lateral o que se evidência mais é a stance do carro que é mais baixa que o normal, e temos umas embaladeiras vermelhas com o símbolo N, e umas fantásticas jantes de 18 polegas pintadas a cinzento baço. É daqui que conseguimos também ver melhor a pintura de dois tons (é um extra) que combina na perfeição o azul “blue performance” (cor típica do rally) com o preto do tejadilho. Na parte traseira, tal como na dianteira, temos um para-choques mais agressivo com um grande difusor e pormenores a vermelho, e no centro do mesmo temos uma luz de nevoeiro triângular, igual ao que temos por exemplo na Fórmula 1. Temos uma ponteira de escape grande e oval, no entanto preferia que fosse redonda bem ao estilo dos japoneses clássicos (Subaru Impreza, Mitsubishi Evolution). Temos ainda no topo da bagageira um spoiler que é uma miniatura do que temos no carro do WRC 2.
O design interior é muito semelhante ao do i20 normal, apenas com a diferença de que temos uns promenores desportivos N.
O que salta mais à vista é sem dúvida as baquets desportivas que têm o logo N inserido no encosto de cabeça. Também salta à vista o volante desportivo com todas os seus botões que não existe em mais nenhuma versão. Esses botões são um vermelho que serve para ativar o Rev Matching (já explicarei mais à frente o que é) e dois com o símbolo N. Um é o atalho para o modo N (modo mais desportivo do carro) e outro é personalizável para acedermos ao que quisermos. Temos ainda uma maneta de mudanças desportiva e pormenores a azul que decoram toda a cabine.
No que toca ao espaço para passageiros é exatamente igual a um i20 normal, ou seja, para o seu segmento temos um espaço bom para transportar 3 adultos na parte traseira minimamente confortáveis. Na bagageira, é que apesar de a Hyundai dizer que tem o mesmo tamanho (352lts), eu noto que consigo arrecadar menos coisas que no i20 normal, muito devido ao subwoofer do sistema de som BOSE presente na bagageira.
No que toca ao infotaiment, o sistema é exatamente igual com a diferença de que agora temos uma aplicação N. Essa é uma aplicação de carácter desportivo onde podemos aceder a coisas como a pressão do turbo, diagrama da força G, cornómetro das voltas em pista e do arranque, e o modo configurável. Neste modo conseguimos configurar o carro à nossa maneira, por exemplo, podemos ter tudo em modo normal mas ter o escape em sport + para fazer mais barulho. O painel de instrumentos digital também é igual ao do i20 normal com a diferença de que temos um modo de visualização desportivo. Ou seja, quando clicamos no modo N faz uma animação (onde aparecem chamas, etc) e ficamos com um conta rotações e velocímetro central (tal como nos Audi por exemplo).
Mas é na condução que o i20 N se destaca de tudo o resto, e posso afirmar que a Hyundai fez um automóvel para o mercado de à 10 anos atrás e não o actual, pois o i20 N é um desportivo purista!
Digo purista porque nos dias que correm o mercado está muito virado para os eléctricos e híbridos (mesmo no segmento dos carros desportivos), e a Hyundai quebrou com o que é o mercado e fez um automóvel de verdade, que nos oferece 204cv puramente a gasolina disponíveis através de um bloco 1.6 de quatro cilindros. (coisa rara, os seus concorrentes Ford Fiesta ST e Toyota Yaris GR oferecem 3 cilindros). Outra coisa em que o i20 N se destaca é no som do sistema de escape. Numa altura em que até os supercarros estão a ser “abafados” devido a catalizadores e outros sistemas para regular o som (regras da UE para controlo de emissões e poluição sonora), a Hyundai optou por por um sistema de escape à antiga com muito barulho e muitas pipocas!
Em condução urbana o i20 N não é muito bom. Nem é tanto pelos consumos, que apesar de aumentarem um pouco não são proibitivos (média de 7,2lts por 100kms e em percursos urbanos sobe para os 7,8lts), mas sim pela manobrabilidade que é muito menor que no i20 normal devido à sua direção desportiva. Para começar a direção é muito mais pesada para fazer as manobras e depois a brecagem é menor. A suspensão desportiva rija também não ajuda. Mesmo em modo normal, ao passarmos em empedrados por exemplo, o carro é muito rijo.
Em auto-estrada já é bem melhor! As baquets apesar de desportivas são confortáveis e não nos dão dores de costas em percursos grandes. A insonorização é igual à do i20 normal, pelo que vamos ter mais barulho dentro da cabine pois agora temos uns pneus de baixo perfil que criam mais ruído com o seu rolar e também um escape que faz mais barulho.
Mas é na condução desportiva que o i20 N está no seu habitat natural!
A Hyundai conseguiu a proeza de manter o mesmo peso que o carro do rally para este modelo de produção, e como tal o i20 N pesa 1290kgs, o que o torna muito ágil e dá-lhe uma relação peso potência muito boa! A marca diz que é capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,5s, mas eu já vi vídeos de profissionais a conseguirem fazer 6s certos (o melhor que consegui foi 6,7s). Como já referi, o i20 N é bastante ágil e nas curvas agarra muito bem, apenas se torna brincalhão, a levantar as rodas de trás e a sacudir a frente, quando colocamos no modo N pois o controlo de tração fica desativado. Como falei anteriormente o carro dispõe de uma sistema chamado Rev Matching, que basicamente é um sistema que faz a técnica de ponta tacão de forma automática. Assim conseguimos ter mais performance pois não existe quebra de rotação do motor quando colocamos mudanças. Conseguimos mais performance e diversão, pois com este sistema conseguimos obter mais pipocas do sistema de escape!
O i20 N custa 36.200€ e de IUC paga 171,69€.
Em suma adorei o i20 N, para mim é o melhor carro do segmento e como tal comprei um! E com isto acho que fica tudo dito!





















