
O Hyundai i20 Active é um crossover compacto e distingue-se do i20 hatchback pela sua aparência mais robusta e espírito aventureiro. Mas isso não significa que o i20 Active comprometa a vida na cidade, pois continua a ser um automóvel muito fácil de conduzir em cidade, é um pequeno aventureiro para a cidade!
O design do i20 Active é robusto e faz-nos querer partir à aventura.
Na parte dianteira temos uns grandes faróis de nevoeiro e uma proteção dos parachoques, conferindo um ar mais robusto e musculado em relação ao hatchback. Na parte lateral temos também umas proteções nas embaladeiras. Na parte traseira, à semelhança da dianteira, temo uns grandes faróis de nevoeiro e proteção no parachoques. Todos estes elementos, assim como uma maior altura em relação ao solo, fazem com que não tenhamos medo de nos aventurar, quer por cima das pedras de uma estrada de terra batida, quer por cima das pedras da calçada.
A combinação de cores disponíveis com o i20 Active também o ajuda a ser mais distinto. A cor da carroçaria será sempre diferente e irá contrastar com o tejadilho, pilares e retrovisores pretos, assim como com as barras de tejadilho cinzentas.
O design interior faz lembrar um pouco o do Volkswagen Touran.
É bastante funcional, todos os comandos estão bem acessíveis e iluminados, incluindo a entrada USB que em alguns carros compactos é de difícil acesso pois fica muito escondido ou no caminho de outras coisas, como o porta copos, devido ao espaço limitado.
Como era de esperar de um Hyundai tudo se encontra solidamente montado. Na cabine é muito usado os plásticos, mas é normal em automóveis deste segmento. O tablier está maioritariamente coberto com um material mais suave, no entanto não tão suave como em alguns dos seus concorrentes Europeus. No entanto, ao contrário das outras marcas, a Hyundai tomou atenção ao pormenor dos lugares onde as pessoas irão tocar mais, forrando estes com materiais mais agradáveis ao toque, de como é o caso o volante, manete da caixa de velocidades e até mesmo a área em volta dos puxadores de abertura das portas. Para um automóvel compacto o i20 Active é bastante espaçoso quer para os passageiros da frente quer de trás. Os passageiros da parte de trás tem um bom espaço para as pernas, mas este espaço extra para passageiros comprometeu o espaço de bagagem, contando com 326 lt e 1 024 lt aquando dos bancos rebatidos. Mais uma vez a Hyundai pensou nos pormenores, e quando rebatemos os bancos existe uma ranhura para colocar-mos os cintos de segurança de forma a estes não impedirem a inclinação do banco.
Os bancos, para o tipo de segmento, são surpreendentemente confortáveis não sendo um problema fazer grandes viagens no i20 Active. O que também é muito bom para viagens longas é o isolamento da cabine. Em comparação com outros carros do seu segmento de marcas Europeias, o i20 Active está muito bem isolado, não se ouvindo praticamente o motor assim como o barulho do vento nos retrovisores e o barulho do rolamento dos pneus.
No campo das tecnologias o i20 Active vem equipado com um ecrã de 7 polegadas, que na versão ensaiada não dispunha de navegação. Mas isso não é problema pois o sistema de “infotaiment” tem compatibilidade com “Apple Carplay” e “Android Auto” o que significa que pode usar o GPS do seu telefone. O sistema é semelhante ao dos carros de segmento superior como o i30 ou o Ioniq, funcionando como um tablet e com opção de personalização de menus. As únicas diferenças são a resolução que é menor e algumas funções não estão disponíveis nesta versão de software, no entanto a velocidade de processamento continua a ser razoável.
Nas ajudas à condução temos o aviso de fadiga e o assistente de manutenção na faixa de rodagem que avisa o condutor quando este se encontrar a sair da sua faixa.
A unidade ensaiada vem equipada com um motor de 3 cilindros 1.0 de cilindrada com 100cv e 171,6Nm de binário.
O i20 Active não tem prestações astronómicas, mas tem a garra suficiente para ultrapassar outro veículo sem muita dificuldade, especialmente em mudanças mais baixas que serão as mais usadas em percursos citadinos que é o habitat natural de um compacto como o i20. Em estradas mais sinuosas a suspensão faz um bom trabalho, e tal como seria esperado de um Hyundai, a viagem é bastante confortável. Quando atacamos as curvas, o i20 Active comportou-se melhor do que esperávamos. A direção é precisa e esperávamos que houvesse maior deslizamento da carroçaria, mas esse não é muito significativo.
O i20 Active é também bastante fácil de manobrar, especialmente em cidade, porque a velocidades mais baixas a direção é extremamente leve assim como a engrenagem das mudanças, facilitando também as manobras de estacionamento.
O i20 Active vem equipado com uma câmara de visão traseira para facilitar ainda mais as manobras de estacionamento. Em relação aos consumos, no nosso ensaio conseguimos uma média de 6,8lts por 100 km, o que é bastante bom tendo em conta o peso e a pouca aerodinâmica do carro. Acreditamos que com uma caixa de seis velocidades em vez de 5 o i20 Active conseguiria fazer consumos de 6 lt por 100 km.
Na segurança o i20 Active obteve 4 estrelas nos testes do EuroNcap aquando do seu lançamento em 2015. Obteve 85% na segurança dos adultos, 73% na segurança das crianças, 79% na segurança dos peões e 64% nas ajudas à condução.
Em suma o i20 Active é uma excelente escolha para quem procura um compacto para andar maioritariamente em cidade, mas que queira algo diferente, com um aspeto mais robusto e espírito irreverente, e este pequeno Hyundai é tudo isso destacando-se de todos os outros.
O Hyundai i20 Active paga de IUC 101.49€ e pode adquiri-lo por 19 752,61€.
https://firstgearpt.wixsite.com/firstgearpt