No período de 22 de dezembro até às 07:30 horas de hoje, 26 de dezembro, no âmbito da Operação “Natal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 8 vítimas mortais, 12 feridos graves e 199 feridos leves. Foram fiscalizados 28 389 condutores, dos quais, 217 conduziam com excesso de álcool e, destes, 107 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem habilitação legal

Das 5 404 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se, 1680 por excesso de velocidade,406 por falta de inspeção periódica obrigatória, 186 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 111 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 147 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

PUB

Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, nas últimas 24h, os mesmos ocorreram em 25 de dezembro, pelas 07h35, um atropelamento por um veículo ligeiro de passageiros, na rua EN 15, Freixo de baixo, Amarante – Porto, com registo de uma vítima mortal.

Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações:

  • Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas;
  • Excesso de velocidade;
  • Falta de inspeção periódica obrigatória;
  • Manobras perigosas;
  • Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem;
  • Utilização indevida do telemóvel.
PUB