
O novo Ford Fiesta teve uma grande evolução, em todos os aspetos, relativamente ao modelo interior. Mas uma coisa não mudou e talvez esteja ainda melhor, é que este é uma “Fiesta” (festa) de se conduzir!
A cada modelo do Fiesta a Ford decide dar-lhe um ar distinto, nomeadamente com a alteração de para-choques e grelhas. A versão Active traz a mistura de alguns modelos.
Na parte dianteira temos a grelha preta, igual à do St-Line e, um para-choques semelhante ao do Titanium, apenas com a diferença do spoiler inferior ser prateado para lhe dar um ar mais robusto. Na parte lateral temos uma silhueta mais elevada do que a dos outros Fiesta, e temos umas jantes de 17 polegadas. Na parte traseira existem umas óticas alongadas que conferem um efeito de ótica de que o Fiesta é maior do que é, e um para-choques traseiro com um difusor robusto a prateado.
O design interior também evoluiu bastante.
O design está agora mais maduro, muito parecido ao do Focus. Está mais limpo, pois a Ford simplificou e eliminou a “trapalhada” de botões que existia no modelo anterior, tornando-se assim um automóvel mais intuitivo de operar com todos os comandos muito bem organizados. No topo das portas, quer dianteiras quer traseiras, predomina o plástico, o normal para carros deste segmento. Por outro lado, temos material suave a cobrir o tablier e um friso a imitar fibra de carbono, que para o meu gosto pessoal considero estar estupendo e a imitação não é do “chinês”. Os bancos, apesar de não possuírem baquets desportivas, têm um apoio lombar bom para nos manter seguros em curva e, são bastante confortáveis. O volante tem uma boa pega, uma pele agradável ao toque e um pormenor interessante. A Ford preparou a pele do volante do Fiesta para ser resistente ao creme de mãos, protetor solar e afins, fazendo com que a pele da mesma nunca fique manchada. O painel de instrumentos também tem um pormenor inteligente, este é analógico, no entanto, está construído de forma a que quando o carro se encontra desligado nada se veja, ou seja, faz parecer que é digital! Em termos de habitabilidade na parte traseira, conseguimos levar três pessoas sem grande dificuldade em viagens mais pequenas, pois em viagens mais longas pode tornar-se desconfortável por haver pouco espaço para os ombros.
Relativamente ao sistema de infotaiment temos um ecrã tátil de 8 polegadas com uma boa resolução, a Ford faz uso das cores claras o que faz com que o ecrã seja de mais fácil leitura e não “cansa” tanto a vista. O sistema em si é intuitivo, tem uma capacidade de processamento razoável e todos os botões são grandes, o que facilita a navegação entre menus.
Nas ajudas à condução contamos com assistente de estacionamento com câmara de visão traseira, assistente na manutenção na faixa de rodagem, cruise control, assistente de travagem de emergência, entre outros.
A versão ensaiada vem equipada com um motor de 3 cilindros, 1.0 de cilindrada a gasolina com 100 cv e 170 Nm de binário.
Este motor Ecoboost da Ford é bastante surpreendente.
Para começar, para um motor de 3 cilindros, é bastante silencioso e quando aceleramos não faz aquele barulho agudo que estamos habituados nos motores de 3 cilindros. Quando puxamos mais pelas mudanças e aceleramos mais a fundo, em vez de fazer aquele ruído dando a ideia de que vai explodir, este faz um barulho que parece um pequeno carro desportivo!
Este motor tem a genica suficiente para lançar o Fiesta que é um automóvel bastante leve (por volta de 1600 kg), fazendo desta mais uma geração que mantém o estatuto de o Fiesta ser um automóvel divertido de conduzir.
Se quisermos fazer uma condução desportiva o motor tem genica suficiente para sair das curvas com alguma facilidade e, o chassi do Fiesta é perfeito, muito bem equilibrado, entra nas curvas como se nada fosse. Este novo Fiesta conta com um sistema automático, que em curva, trava as rodas interiores para termos melhor controlo sobre o carro. Em autoestrada, para o seu segmento, o Fiesta é muito silencioso, sendo que os únicos ruídos provêm do rolamento dos pneus. Em percursos urbanos também é perfeito, pois quer a direção quer a caixa de velocidades são bastante leves, facilitando as manobras em espaços mais apertados.
O Fiesta obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 87% na segurança dos adultos, 84% na segurança das crianças, 64% na segurança dos pedestres e 60% nas ajudas à condução.
A versão ensaiada custa 22 543,03€ e paga 102,01€ de IUC. No entanto, pode obter um Fiesta a partir de 18 525,04€.
Gostaríamos de agradecer à Lizdrive pela cedência da viatura para ensaio. (www.lizdrive.pt/)
Vídeo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=tOcEFb1umpM&t=5s