Estará patente no Museu Municipal Carlos Reis, de 1 de novembro a 20 de dezembro, a exposição «Arquitectas da Liberdade», com organização e curadoria da Associação Mulheres na Arquitectura (MA).

Integrada na programação do projeto «A Comunal», do CHUDE – Centro Humberto Delgado, sobre o processo desta cooperativa de produção, que existiu em Árgea entre 1974 e 1977, a exposição «Arquitectas da Liberdade» traz consigo os registos, fontes orais e visuais, do envolvimento das mulheres na luta pelo direito à habitação. Mulheres de múltiplas profissões e setores sociais reivindicaram casas dignas e recusaram-se a aceitar ser cidadãs de segunda, tomando as rédeas do desenvolvimento das suas comunidades.

PUB

Este é um dos 45 projetos apoiados pela 2.ª edição do programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes e o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade.

O espaço da “Arquitectas da Liberdade” será palco de visitas e outras atividades que podem ser solicitadas junto dos serviços do MMCR.

Mais informações: Museu Municipal Carlos Reis, 249 812 535, agenda.museu@cm-torresnovas.pt

https://mulheresnaarquitectura.pt/arquitectas-da-liberdade

PUB