A Brigada de Reação Rápida, do Exército Português, irá realizar exercícios militares em vários pontos do concelho de Vila Nova da Barquinha. Estas atividades vão decorrer no decurso desta semana, entre 29 e 31 de Julho, e tratam-se, no seu conjunto, de um exercício de aprontamento da Força de Reação Rápida (QRF) da MINUSCA (United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic).
Em edital assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, é anunciado que “serão utilizados meios aéreos, simulações de ataques (com munições de salva), realização de reuniões em edifícios públicos, circulação de viaturas e ações de patrulhamento”, sendo que as respetivas ações irão ter lugar em horário diurno e noturno.
A autarquia acrescenta também que “desde o planeamento inicial, foi dedicado um cuidado especial com o impacto do ruído e transtorno por ele causado às populações nas áreas de operações”.
As atividades irão ter lugar em oito locais diferentes dentro do concelho – campos de futebol da Atalaia e Moita do Norte, Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, zona norte da freguesia de Tancos, Polígono Militar de Tancos, ruínas a este da pista de aviação de Tancos, Instalações do CECUDE (Praia do Ribatejo), e ruínas do Lagar do Meio – onde irão ser situadas simulações de campos de refugiados, hospitais e embaixadas.
João Lopes




















