A Escola Secundária do Entroncamento, do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento foi premiada no desafio Eco-Trilhos, com o tema “Parque Verde do Bonito – O laboratório de Biodiversidade às portas da Cidade”.

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, a Escola Secundária do Entroncamento aderiu ao desafio “Eco-Trilhos”, uma atividade proposta pelo programa Eco-Escolas e pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

PUB

Esta atividade é inspirada no conceito dos Trilhos da Ciência ou Trilhos do Ambiente e pretende motivar para o conhecimento do território próximo da escola, incentivando à criação de trilhos que, através da sugestão de experiências e ações, promovam o conhecimento de características ambientais e de sustentabilidade dos percursos, como por exemplo o património natural ou cultural.

Neste contexto, o 8º D criou um trilho no Parque Verde do Bonito, explorando toda a Biodiversidade aí existente, com georreferenciação através da plataforma Wikiloc e criação do flyer do projeto.  Eco-Trilho – Percurso e Pontos de Interesse

O trabalho galardoado com o 3.º lugar foi desenvolvido e concretizado pelos alunos do 8º D, coordenados e orientados pelos professores, André Fonte, docente de Educação Física, e Lucinda Mendes, docente de Ciências Naturais e Coordenadora do Programa Eco-Escolas, da Escola Secundária com 3º ciclo do Entroncamento.

Em declarações ao EOL, os professores André Fontes e Lucinda Mendes, explicaram porque aceitaram este desafio:

“A Natureza é a melhor sala de aula”

“Ao abraçarmos (docentes André Fonte e Lucinda Mendes) este desafio Eco Trilhos Eco-Escola, ( um projeto de Educação ambiental), os jovens alunos do 8ºD, foram motivados, a sair dos muros da escola para contatar diretamente com a natureza. As aprendizagens significativas foram muitas: reconheceram o valor do património natural, ficaram a conhecer e identificar a grande variedade de espécies vegetais e animais, assimilaram a importância de proteger a biodiversidade e de atuar na sua proteção e conservação e ainda na mitigação da poluição. Desenvolveram competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo, fotografia, ilustração, orientação e reportagem. O produto do seu trabalho foi excelente”.

Lista de Escolas premiadas

PUB