À semelhança dos anos transatos, decorreu esta semana, na Escola Secundária do Entroncamento, a campanha para a presidência da Associação de Estudantes.
A campanha começou esta segunda-feira e estendeu-se até hoje, quarta-feira. Nestes três dias, a Lista Power e a Lista Fénix mostraram, cada uma à sua maneira, como estão qualificadas para zelar pelos interesses da comunidade escolar. Criaram e apresentaram medidas, que prometem cumprir e implementar ao longo do ano letivo 2019/2020; trouxeram artistas que foram ao encontro do gosto de todos, desde os mais novos aos já finalistas e, acima de tudo – e talvez o mais importante, viveram todos num espírito de união e entreajuda. “Houve pontos muito positivos ao longo desta semana, mas o maior deles foi a união que se criou neste grupo. Tornamo-nos uma família, criámos laços muito fortes. E isso, sem dúvida alguma coisa, é o melhor que levamos desta experiência”, revelou Rodrigo Veríssimo, membro da Lista Power, em conversa com o EOL.
Ambas as listas dão especial destaque à experiência destes dias. “Nunca concorri a nenhuma associação de estudantes anteriormente. Sou um estreante absoluto, mas estou a gostar muito da experiência e se pudesse repetiria. Quer dizer, não repetiria porque seria mau sinal (risos), mas sem dúvida que, noutras circunstâncias, seria uma experiência a repetir”, referiu Francisco Bastos, candidato a presidente da Lista Fénix.
Em relação à rivalidade entre as duas listas, Francisco Bastos adianta ainda que “foram dias fantásticos, dias em que as pessoas se uniram, dias em que rivalidades se conjugaram e se proporcionou um ambiente completamente extraordinário. Não deixámos escapar nada, acho que fizemos tudo o que havia a fazer. Foi uma semana divertida para todos os alunos e estamos muito satisfeitos com isso.”
Apesar do balanço final ser positivo, não escondem o receio que sentiam no domingo à noite, véspera do início da campanha. “Estávamos todos muito nervosos porque não sabíamos o que esperar da campanha da outra lista, relativamente aos artistas que iam trazer. E também não sabíamos como é que os alunos iam reagir ao que tínhamos preparado para eles.”, disse-nos João Teló, candidato a presidente da Lista Power. O mesmo enalteceu ainda a maneira como viveram esta aventura. “A união que senti não se compara. Sentimos muito isto. Vivemos como uma família, praticamente.”
Independentemente dos resultados de sexta-feira, dia de eleições, só pelo ambiente que se viveu durante esta semana, já todos saíram a ganhar.
Com medidas diferentes, com uma campanha diferente, mas com um objetivo em comum: o melhor para a escola e para os alunos. É assim que se define, em poucas palavras, a campanha eleitoral que se viveu este ano na Escola Secundária do Entroncamento.
Lúcia Veríssimo





















