O Rotary Club do Entroncamento organizou esta quarta-feira, dia 18, uma palestra subordinada ao tema: Envelhecer + Ativo – benefício do exercício físico”, em que foi orador o professor João Feijó.
Versando sobre o tema, o professor João Feijó referiu as novas abordagens do treino físico para fazer face às perdas de funcionalidade que o nosso corpo vai sofrendo ao longo da idade. Com o envelhecimento as pessoas vão sofrendo perdas ao nível cognitivo e da sua mobilidade, e que a prática de exercícios físicos específicos podem de um modo geral retardar ou minorar esses efeitos.
É unanime a ideia que “andar a pé” é um bom exercício, o que é altamente recomendável, mas deste ponto de vista, não é suficiente. Recomenda-se a prática de um treino multidisciplinar, exercitando a resistência, a força, o equilíbrio e a mobilidade, com exercícios a ritmos diferentes, replicando as tarefas que fazemos no dia a dia, ou seja, praticar exercícios para trabalho funcional, adaptado à idade do praticante e consoante as suas necessidades. A promoção do exercício físico junto dos idosos deverá procurar uma nova abordagem privilegiando a sua vida funcional.
Foram colocadas diversas questões pela assistência, algumas no âmbito de entidades com cuidadores de pessoas idosas, a que o professor João Feijó procurou atender, com alguns exemplos e com base na sua própria experiência.
O jantar festivo, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Golegã, António Camilo, da Vereadora da Câmara Municipal da Barquinha Paula Pontes e da Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento Tília Nunes, uma representação do Rotary Club de Abrantes e membros do Clube, familiares e convidados.
O presidente do Rotary Club do Entroncamento, António Silva, encerrou a sessão agradecendo a presença dos representantes dos municípios, a pronta disponibilidade do professor João Feijó em privilegiar-nos com este tema e concluiu fazendo uma breve referência ao projeto de voluntariado que o Clube vai desenvolver em parceria com o Rotary Club de São Tomé – Doyen: “Vamos Levar um Sorriso – projeto humanitário de cuidados de saúde dentária”.
Assim de 02 a 12 de fevereiro de 2023, uma equipa de 12 voluntários, dos quais 6 especialistas, deslocam-se a São Tomé e Príncipe para prestar cuidados de saúde dentários à população local carenciada, sendo portadores do material médico sanitário necessário. Em complemento o Rotary Club do Entroncamento fará doação de 8 aparelhos de Rx ao clube local, para entrega a instituições de saúde a designar pelas autoridades de saúde locais.