O Rotary Club do Entroncamento levou a efeito um projeto de parceria na área da saúde dentária com o Rotary Club de São Tomé “Doyen”, sob a designação “Vamos Levar um Sorriso”.
Uma delegação do clube, constituída por 12 voluntários, dos quais seis médicos dentistas e pessoal auxiliar, deslocaram-se a São Tomé e Príncipe, a expensas próprias (pagamento de viagens, alojamento, alimentação e deslocações), para desenvolver um conjunto de ações em apoio das populações mais desfavorecidas.
A ideia partiu de Sérgio Gomide, no sentido de o clube realizar esta missão de carácter humanitário, com uma equipa de médicos dentistas voluntários e material médico sanitário, e em simultâneo poder doar 8 equipamentos de Rx.
Para a sua concretização foram estabelecidos contactos junto do embaixador de São Tomé em Portugal, António Quintas do Espírito Santo, do embaixador de Portugal em São Tomé, Rui Fernando Sucena do Carmo e do presidente do Rotary Club de São Tomé “Doyen”, Jaime Oliveira, com vista a serem reunidas as condições de apoio logístico necessário, designadamente alojamento, transporte local, apoio em alimentação e serviço de limpezas, e contactos juntos das autoridades locais com vista à identificação das instalações para a realização dos atos médicos e divulgação junto da população carenciada.
Estes contactos foram também extensivos ao Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais de São Tomé, Célsio Junqueira.
A equipa fez-se acompanhar de material de anestesia, linhas e agulhas de sutura, 1 equipamento de RX dentário portátil e um motor cirúrgico para situações mais complicadas, antibióticos e anti-inflamatórios necessários aos atos clínicos.
Já em São Tomé, a equipa de dentistas começou a sua atividade de práticas médicas na cidade de Neves (Obra da Irmã Lúcia) utilizando as instalações disponibilizadas, sob a coordenação técnica de Sérgio Gomide, seguindo-se o Hospital Central na cidade de São Tomé e no centro de saúde de Água Grande, onde se concluiu.
Uma representação do Clube, sob a presidência do Companheiro António Silva, Presidente do Rotary Club do Entroncamento no atual ano rotário, foi recebida pelo Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais de São Tomé, sendo acompanhados pelo Governador Assistente do Governador do Distrito 9150, para a Africa Central, Tomás da Vera Cruz e posteriormente pelo embaixador de Portugal, Rui Carmo na embaixada de Portugal.
Também Sérgio Gomide acompanhado de seus filhos (Lucas e Débora) foi recebido pelo Embaixador do Brasil em São Tomé na respetiva Embaixada.
Durante a visita procedeu-se à entrega ao representante do Ministério da Saúde de São Tomé de 8 equipamentos de Rx para doação a entidades referenciadas. Na cerimónia de entrega, proferiram breves palavras alusivas ao objetivo da doação e sobre a missão em curso, o representante do Ministério da Saúde de São Tomé, os presidentes dos Rotary Club de Entroncamento e de São Tomé “Doyen” e o Diretor Clínico, Sérgio Gomide.
Além dos serviços médicos foi possível conhecer instituições e entidades que prestam apoio a crianças, a quem os voluntários da Casa da Amizade também fizeram entrega de roupa, brinquedos, material escolar, equipamento desportivo e kits de escova e pasta dentífrica, sendo de referir a Casa dos Pequeninos em Obô Longo e o Centro Social Mãe Clara na Cidade das Neves, uma instituição da Irmã Lúcia. Estas visitas foram acompanhadas pela Diretora da Cáritas local, Maria de Cristo.
A sessão de encerramento da missão teve lugar em jantar festivo com os companheiros do Rotary Club de São Tomé “Doyen” e do Rotary Club São Tomé Ossobô, que tiveram o ensejo de receber a comitiva do Rotary Club do Entroncamento e acompanhar diversas atividades realizadas durante a missão.
No decurso da sessão, foi firmado um protocolo de geminação entre o Rotary Club de São Tomé “Doyen” e o Rotary Club do Entroncamento, tendo em vista o estreitamento de laços de amizade entre os dois clubes que comprometidos com o ideal de Servir e em respeito dos princípios de Solidariedade, Justiça, Liberdade e Paz ao serviço dos homens, se comprometem a:
– Promover o companheirismo facilitando o intercâmbio entre os respetivos membros;
– Promover ações de caráter humanitário comuns aos dois clubes;
– Intensificar a compreensão e a colaboração entre povos e culturas;
– Apoiar os projetos e programas de desenvolvimento do Rotary International;
A concretização desta missão em São Tomé e Príncipe, constituiu um desafio para os dois clubes rotários agora geminados, nas pessoas dos respetivos presidentes, António Silva e Jaime Oliveira, e de toda a equipa de voluntários que se prontificaram a integrar e apoiar o projeto, constituindo um marco para o clube do Entroncamento e um enriquecimento pessoal e humano para todos os envolvidos, cumprindo o ideal rotário de Servir antes de pensar em Si.




















