Abriu a sessão de “arranque” no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima do Entroncamento, o Padre Ricardo Conceição, responsável na Diocese de Santarém pelas Jornadas, estando presente o Padre Luciano Oliveira e o diácono permanente, Artur Ferreira.
Esta sessão de esclarecimento foi a primeira de várias sessões organizados pelo COP Inter-Paroquial do Entroncamento, para responder a todas as questões que as famílias de acolhimento possam ter, sobre as Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam de 1 e 6 de agosto de 2023.
A Rafaela e o João (hoje são um casal), participaram nas Jornadas de Cracóvia na Polónia e deram o seu testemunho. João: “ficámos em casa de uma senhora que era enfermeira e trabalhava por turnos. Na sala ficaram 4 rapazes, e num quarto, uma rapariga. A senhora, quando estava no turno da noite e chegava de manhã a casa, tinha sempre o carinho de nos preparar o pequeno-almoço.”
Rafaela: “o meu grupo era de cinco pessoas e fomos acolhidas por um voluntário das Jornadas, que nos deu a chave da casa dele e foi com a namorada para outra casa. Ficámos com a responsabilidade de uma casa. Bem, não tivemos os mimos do pequeno-almoço ou dos jantares…tivemos que ir ao supermercado e “desenrascar!”
Há várias formas de acolhimento, sendo que as famílias são validadas. As Jornadas são o maior evento à escala global e há muito trabalho para fazer.
As famílias católicas e de outras confissões religiosas diferentes, e as pessoas mais velhas podem ajudar os jovens do COP inter-paroquial na preparação e acolhimento nas paróquias.
Para receber os jovens Peregrinos no mínimo dois, não há uma tipologia definida; basta ter condições de higiene e também não é obrigatório cama ou sofá-cama.
Dois metros quadrados por cada jovem, para o seu saco-cama. Os jovens estão abrangidos por um seguro.
Se não teve oportunidade de participar nesta sessão, as próximas, na Vigararia são: