Sem apoios e a suas custas, João Santiago, de 62 anos, reformado da Força Aérea, nascido e criado no Entroncamento, quer mostrar, recordar e perpetuar a cidade que o viu nascer, em fotografias, não só dele, mas também de outros fotógrafos e do espólio do Município.
Há uns anos editou uma revista sobre os 75 anos da Igreja da Sagrada Família, onde contava a história da construção da Igreja e dos seus anos de vida. Agora propõe-se lançar quatro álbuns de fotografias onde vai mostrar a história da agora cidade do Entroncamento. O primeiro álbum, a que deu o nome “Dos casais à cidade”, já foi editado à sua custa, para mais facilmente apresentar o seu projeto à Câmara Municipal e para que possa ter acesso ao espólio fotográfico existente.
O segundo álbum já foi editado e vai ser apresentado ao Presidenta da Câmara Municipal do Entroncamento.
O João Santiago (e muita gente lhe pergunta) gostava de ver um exemplar de cada volume para consulta na Biblioteca Municipal.
Enquanto isso não acontece, o segundo volume está editado e o terceiro praticamente concluído e a caminho ainda vem o quarto. Se o 1º volume abordava mais o desenvolvimento urbanístico, o 2º volume está mais focado nos acessos à cidade, saúde, educação e outros aspectos fundamentais no desenvolvimento do Entroncamento.




















