
Em dia de aniversário, o município entroncamentense procedeu à inauguração do Bairro do Boneco, um projeto de reabilitação de um dos locais mais emblemáticos da cidade que contou com um investimento superior a 2 milhões de euros.
Jorge Faria e Luís Filipe Antunes (Pres. Assembleia Municipal)
“Orgulha-me muito nós termos esta capacidade de reabilitar o nosso património”, começou por afirmar Jorge Faria, presidente da Câmara. “Quando tomámos posse este edifício não tinha telhado, mas achámos que devíamos manter a nossa memória coletiva”.

O objetivo foi “transformar um bairro operário num de cultura e ciência”. O espaço irá receber brevemente o Centro Nacional de Documentação Ferroviária, que passa de Lisboa para o Entroncamento, e o futuro o Centro de Ciência Viva, sob o mote “a ciência nos carris”.

No bairro do Boneco existem agora dois edifícios modernos e funcionais mas “mantivemos a traça”, destacou Jorge Faria acrescentando que a “reabilitação foi feita tendo em conta a continuidade com o museu. Há uma ligação funcional com a área do Museu Nacional Ferroviário”.
De destacar que entre ambos os edifícios há um painel de azulejos da autoria do renomeado arquiteto Siza Vieira, que simbolizam os estradas e os encontros das pessoas, “um painel que valoriza este espaço e a cidade”, concluiu Jorge Faria.

Seguiu-se um momento musical para acabar a manhã de celebrações.
Texto e fotos: Ricardo Alves















