Esta terça-feira, dia 1 de novembro, em que a Igreja Católica comemora a solenidade do Dia de Todos os Santos, depois da Eucaristia, pelas 10h30, foi aberta ao público uma exposição sobre a vida, vocação e obra da Venerável Madre Luiza Andaluz, fundadora da Congregação das Irmãs Servas de Na Sra. de Fátima (SNSF).
Tal exposição, integrada nas comemorações dos 75 Anos de Presença e Missão desta Congregação na nossa Cidade, pretendeu abranger a Semana de Oração pelos Seminários e pelas vocações sacerdotais, que ocorre este ano entre 30/outubro e 6/novembro, sob o lema: “Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo” (2Tim 1,8).
A mostra, composta de 2 partes (uma expo itinerante sobre a Madre e a Congregação, e uma outra ligada à vida e obra das Irmãs no Entroncamento), contou com a presença do Pe. Luciano Oliveira, Pároco da Igreja Matriz, da Vice-Presidente da Edilidade, Ilda Joaquim, em representação do Presidente da Câmara, Rui Maurício, Presidente da Junta de Freguesia de São João Batista do Entroncamento, da Comunidade das SNSF residente na cidade, do Núcleo Local da Família Andaluz e dos fiéis que se quiseram associar ao acontecimento.

Abriu a exposição o Pe. Luciano Oliveira, após o que foram proferidas algumas palavras pelos representantes dos 2 orgãos autárquicos presentes.
A todos os participantes foi distribuido um flyer contendo o cartaz da exposição e os objetivos da mesma, bem como uma artística flor em papel com um pensamento de Luiza Andaluz.

Para memória futura foi posto à disposição dos presentes um livro, elaborado pelas Irmãs e que rapidamente esgotou, com depoimentos de diversos Paroquianos/as, onde se narram vivências e testemunhos pessoais abrangendo 75 anos da presença e missão, entre nós, destas Religiosas, “MULHERES QUE PASSARAM FAZENDO O BEM, segundo o exemplo tomado da Madre Andaluz, em prol dos Irmãos, sobretudo dos mais desfavorecidos da sociedade, no seguimento de Jesus Cristo, o Mestre Divino.
O percurso e conteúdo da exposição foi delineado, em conjunto, pela Irmã Nilza e pela Arquiteta Ana Luísa Neves, tendo sido guiada pela referida Serva de Na. Sra. de Fátima que, através da sua alegria, saber e expressividade a todos encheu de luz e paz.
Dois dos aspetos que mais despertaram o interesse dos participantes foram os trabalhos de “agulha e dedal” cedidos pelas muitas senhoras, adolescentes e jovens, ao tempo, que frequentaram as aulas do Centro Social Paroquial, sobretudo nas férias de Verão, bem como um local específico para crianças, onde estas poderão executar jogos e colorir desenhos alusivos à temática exposta.
A exposição, que decorrerá até dia 10/novembro no Centro Pastoral da Sagrada Família (todos os dias entre as 15h00 e as 18h00; ao fim de semana também de manhã: das 10h30 às 12h00), será, depois, transferida para o Centro Cultural da nossa Cidade onde estará patente entre os dias 12 (sábado) e 17/novembro (5a feira), sempre com o horário das 15h00 às 18h00.
As Irmãs Servas de N.a Sra. de Fátima pertencentes à Comunidade do Entroncamento convidam todos os residentes na Cidade a visitar esta exposição em 2 locais diferentes, agradecendo a todos os participantes e colaboradores pela valiosa ajuda prestada.