PUB

O Dia Internacional dos Museus celebra-se em todo o mundo a 18 de maio. Em 2023 tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

No dia 18 de maio, às 15h00, o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, apresenta o seu PLANO DE SUSTENTABILIDADE, um trabalho pioneiro em Portugal, no que respeita ao reconhecimento do impacto do Museu no ambiente e na sociedade, e no assumir do compromisso em atingir a neutralidade carbónica, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e com o Acordo de Paris, ratificado por Portugal em 2016. A estratégia ambiental assumida agora pelo Museu Nacional Ferroviário pretende contribuir para o Plano Nacional para as Alterações Climáticas 2020/2030, assumindo-se que o combate às alterações climáticas é um trabalho de todos e que também deve ser uma função do Museu, para garantir que as gerações futuras usufruam do Património Ferroviário Nacional.

PUB

Durante três dias com entrada gratuita, para celebrar a sustentabilidade, a multiculturalidade e o seu oitavo aniversário, o Museu Nacional Ferroviário será palco de um vasto, diverso e acessivel Programa, para todas as Pessoas.

A música estará presente  com um concerto da banda lisboeta Expresso Transatlântico e atuações do grupo Toc&Ródão, de Vila Velha de Ródão. Haverá também teatro de fantoches para as famílias,  com osTrinta por uma Linha e uma Conversa – Concerto sobre interculturalidade, com a participação de músicos de várias nacionalidades, uma visita “A Bordo”, onde os visitantes poderão entrar em diversas locomotivas e carruagens e até um piquenique ferroviário.

Os visitantes terão ainda a oportunidade de conduzir uma locomotiva nos simuladores de condução ferrroviária e fazer uma viagem no mini-comboio do Museu, um circuito de modelismo tripulado para crianças e adultos.

Desde a sua abertura,  em maio de 2015,  que o Museu Nacional Ferroviário se associa a esta data com uma programação especial e que este ano terá inicio às 15h00 do dia 18 de maio, com a apresentação do Plano de Sustentabilidade do Museu Nacional Ferroviário, seguindo-se a assinatura de Protocolo com o CERE (Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento) e inauguração da exposição “Um Olhar Diferente”.

No fim de semana, 20 e 21 de maio,  junte-se a nós para um Piquenique Ferroviário, reúna a família e amigos traga o farnel, estenda a manta no nosso relvado ou usufrua das Carruagens Restaurante e aproveite para desfrutar o dia em boa companhia. Há ainda oportunidade para experimentar os Simuladores de Condução Ferroviária (atividade com inscrição prévia) ou viajar a bordo do Minicomboio.

No dia 20, sábado, pelas 11h00, os nossos visitantes têm a oportunidade de apreciar o Museu numa visita “A Bordo”, na qual ficarão a conhecer desde as peças mais pequenas às carruagens e vagões, passando pelas fantásticas locomotivas a vapor. Esta atividade acontece também no domingo, no mesmo horário. Ainda durante o dia, teremos a atuação do grupo TOC&RÓDÃO, bombos de Vila Velha de Ródão, às 14h30 e às 16h30. Para as famílias com crianças entre os três e os nove anos, a Associação Trinta por Uma Linha apresenta a peça “O Comboio dos PésDescalços”, um teatro de fantoches, que tem ínicio às 15h00. Esta peça fala-nos da importância da proteção do planeta Terra, para a sua sustentabilidade.

No domingo, dia 21 de maio, iniciamos o dia com a visita “A Bordo”, pelas 11h00. Às 15h00 decorre a Conversa – Concerto sobre interculturalidade “De Lá Para Si”. Atividade desenvolvida pela APC (Academia de Produtores Culturais), na qual músicos de várias nacionalidades convidam miúdos e graúdos para uma viagem pelo mundo, conduzida através da música!

Terminamos em grande com o som da banda Expresso Transatlântico, às 17h00. A banda lisboeta que junta Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria e que apresenta uma sonoridade influenciada por ritmos da música popular portuguesa, brasileira e africana.

As Todas as atividades são gratuitas e contam  e contam com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Inscrições prévias para os simuladores de condução ferroviária e visita “A bordo” para servicoaocliente@fmnf.pt. Tel: 249 130 382

Sobre o Dia Internacional dos Museus

A celebração do Dia Internacional dos Museus realiza-se desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. A cada ano esta data comemorativa evoca um tema diferente procurando refletir sobre questões relevantes para os museus e para a sociedade, sendo o mote deste ano “Museus, Sustentabilidade e Bem- Estar”. Desde a sua inauguração em 18 de maio de 2015, que o Museu Nacional Ferroviário se associa a esta data, procurando através de várias atividades culturais reforçar os laços com a comunidade.

Os Museus são ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável das comunidades, podendo contribuir de forma eficaz para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), através das suas múltiplas atividades:

Objetivo 3. Saúde e bem-estar globais: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, nomeadamente no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social;

Objetivo 13. Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos, adotando práticas de baixo carbono no Norte Global e estratégias de mitigação no Sul Global.

Objetivo 15. Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, ampliando as vozes dos líderes indígenas e conscientizando sobre a perda da biodiversidade.

PUB