Entroncamento, 15 de maio de 2023
Exmo. Sr. Director da Equipa de Coordenação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Entroncamento (UCSP)
Dr. Fausto Pereira
Os meus cumprimentos.
Na sequência de um acidente ocorrido no domingo passado, em que o Utente SNS foi transportado e assistido no CHMT-Abrantes houve, por indicação do pessoal médico desse hospital, a necessidade de solicitar a emissão de uma baixa médica ao médico assistente.
Considerando que o Utente também faz vida num Concelho vizinho – apesar de residente e inscrito no Centro de Saúde do Entroncamento, mas sem médico de família atribuído – foi feito um contacto telefónico com a UCSP deste outro Concelho.
Nesse contacto discutiu-se a responsabilidade/legitimidade de ser esta outra Unidade a emitir a baixa médica necessária tendo, ainda assim, o Assistente Técnico recolhido os elementos necessários para o processo solicitado. A evolução seria comunicada telefonicamente.
Paralelamente fez-se o contacto com a UCSP do Entroncamento, onde surgiram os reais problemas relativamente aos quais solicito os seus comentários e respectiva intervenção:
- O atendimento telefónico foi muito complicado (ou não atendiam, ou surgia uma mensagem de erro técnico a impedir a realização da chamada);
- Para efeitos da emissão da baixa médica, haveria a necessidade de marcação de consulta médica, mas só para daí a três dias – 5ª feira, a partir das 8h00, com atendimento feito por ordem de chegada!!
Nb. Parece-me MUITO pouco humano enviar um doente (ou um acidentado) para uma fila de espera às 8h00 para ir pedir um papel, e sem garantia de atendimento médico!
Felizmente, minutos depois, a UCSP deste outro concelho vizinho telefonou a comunicar a emissão da baixa médica.
Face ao exposto, conclui-se que os Utentes do Centro de Saúde do Entroncamento são claramente PREJUDICADOS com a actual EQUIPA DE COORDENAÇÃO.
O SNS ainda funciona, apesar de todos os boicotes – muitos deles, internos!
Considerando o exposto, solicito os seus comentários e a resolução dos problemas identificados.
Cordialmente,
Bruno Melo
(Utente SNS nr. 370860099)















