PUB

A degradação da Rua dos Foros da Lameira esteve em destaque na reunião de câmara do Entroncamento de 6 de janeiro, com o executivo municipal a reconhecer a gravidade da situação e a confirmar que está já a ser preparado um projeto de requalificação para aquela zona da cidade.

A vereadora Maria João Grácio (PSD) alertou para o mau estado do pavimento, descrevendo a rua como “completamente degradada”, com buracos que danificam viaturas e dificultam a circulação diária. A autarca questionou ainda se está prevista uma intervenção a curto prazo, tanto no alcatroamento como nas bermas, que atualmente não dispõem de passeios.

PUB

A vereadora chamou também a atenção para a estrada entre o Parque do Bonito e a Atalaia, lembrando que, do lado de Vila Nova da Barquinha, decorrem obras de alargamento da via. Questionou, por isso, se o Entroncamento prevê igualmente intervir, nomeadamente ao nível das bermas e da sinalização em curvas consideradas perigosas.

O presidente da câmara, Nelson Cunha, reconheceu que a Rua dos Foros da Lameira é “um dos piores troços do Entroncamento” e confirmou que está em preparação um projeto de intervenção, embora se trate de um processo complexo. O autarca explicou que a zona envolve problemas de saneamento e questões relacionadas com a ciclovia existente na rua adjacente, nomeadamente um ponto onde a via “afunila”, dificultando a integração de todos os elementos.

A técnica do departamento urbanístico, Sandra Santos, acrescentou que o município está a estruturar o procedimento para avançar com o projeto. O levantamento topográfico já foi realizado, mas será necessário dialogar com vários proprietários, uma vez que a proposta poderá incluir a criação de passeios.

Quanto à estrada que liga o Bonito à Atalaia, Nelson Cunha afirmou manter contactos com o presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, sublinhando que o processo está em análise e continuará a ser acompanhado pelo município.

PUB