O Orçamento Participativo do Município do Entroncamento tem como objetivo promover uma progressiva participação das instituições e dos cidadãos na discussão e elaboração do Orçamento Municipal, e assim contribuir para uma maior aproximação das políticas públicas às reais expetativas dos cidadãos.
É um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação local. Através do OP Entroncamento as pessoas podem decidir como investir 50 mil de euros, distribuídos pelo Orçamento Participativo Geral (30.000€) e o Orçamento Participativo Jovem (20.000€).
Para o Orçamento Participativo Jovem não foram recebidos Projetos. Para o Orçamento Participativo Geral concorrem 2 Projetos:
O Projeto A para a “Aquisição de Equipamentos de Proteção e Socorro para o Corpo de Bombeiros do Entroncamento”, sendo o proponente, Rodrigo Emanuel Branco Bertelo, com um investimento total de 29.990,08 Euros, e o Projeto B para a “Reabilitação e Atualização do Simulador de Condução Ferroviária GDI 2600 e de um Simulador Complementar”, apresentado pela Fundação do Museu Nacional Ferroviário, num investimento de 8.900,00 Euros.
PROJETO A:

“A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, através do seu Corpo de Bombeiros, presta um inestimável serviço à população da cidade. Contudo os equipamentos de combate, socorro, desencarceramento e individuais de sobrevivência são constantemente colocados à prova e começam a apresentar algum desgaste, podendo colocar em causa a qualidade da prestação do socorro à população e a segurança dos seus operacionais. Assim, pelo interesse social e relevância humana do serviço prestado por este Corpo de Bombeiros, foi apresentada uma candidatura, a título individual, por Rodrigo Bertelo ao Orçamento Participativo Municipal do Entroncamento para a aquisição de Equipamentos de Proteção e Socorro para o Corpo de Bombeiros Voluntários do Entroncamento, detido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento”.
PROJETO B:

“A proposta do Museu Nacional Ferroviário consiste na reabilitação e atualização do simulador de condução ferroviária GDI 2600 (locomotiva elétrica 2600) e de um simulador complementar, para atualização dos mais jovens, pretendendo-se a sua disponibilização pública, para usufruto da população. Após o processo de reabilitação ambos os simuladores ficarão disponíveis para requisição das Escolas, Associações Culturais, Recreativas e Desportivas do Concelho do Entroncamento através dos serviços municipais para a Educação, em articulação com o MNF. Os principais objetivos desta candidatura consistem em proporcionar novas experiências à comunidade do Entroncamento, promover e reforçar o papel social do museu junto da comunidade local e alertar para a importância da preservação e conhecimento do património ferroviário histórico e imaterial”.
Os Projetos podem ser consultados aqui, PROJETO A, PROJETO B e pode votar AQUI

















