
O Dacia Duster é sem dúvida o melhor Renault da Dacia. Faço este trocadilho pois o Duster é um SUV cheio de qualidades e que merecia uma marca melhor. Aliás, fora da Europa o Duster é vendido como Renault, por cá, e por uma questão de segmentação, é vendido como Dacia pois a Renault já tem o Captur.
Pessoalmente nunca gostei muito do design do Duster. Ainda tinha muito, o que eu gosto de chamar, o “design bolchevique”, mas este novo tem um design muito agradável.
Na parte dianteira temos um design mais moderno e agradável, mas que ao mesmo tempo conseguimos perceber que se trata de um Duster. Temos uma frente que é mais redondinha mas a grelha continua a ser típica do Duster, assim com a frente bastante elevada. Na parte lateral é onde é mais identificável como Duster, pois o perfil continua a ser muito igual. A grande altura relativamente ao solo típica, e as portas assim como as janelas tem o mesmo formato que anteriormente. Apenas temos agora e não tínhamos antes, uma imitação de respirador entre as rodas e portas dianteiras. A parte traseira também está muito melhor e temos agora umas óticas semelhantes aos que temos nos Jeep, e um difusor e para-choques mais trabalhado e com cores diferentes o que lhe dá um ar mais requintado.
O design interior do anterior Duster também deixava muito a desejar e era pouco funcional, com o ecrã do infotaiment muito em baixo, praticamente à altura das mudanças, mas este novo está muito melhor!
O design é muito agradável e tem um aspeto bastante todo-o-terreno, só acho que lhe fica a faltar um “agarrador” do lado do passageiro para ficar o pacote completo. Os materiais é que continuamos com a abundância de plásticos, mas ao menos o ecrã central está no sítio certo!
Apesar de os materiais pela cabine serem essencialmente plásticos, a pele no volante, apesar de não ser das melhores, até é agradável a toque, e os bancos também têm um bom tecido, e aproveito para dizer que são confortáveis.
No que toca ao espaço isso não falta, quer para passageiros dianteiros que traseiros, e devo dizer que fiquei surpreendido com o espaço traseiro do Duster, porque tinha em mente o espaço que temos no Captur que é menor. Assim no Duster temos espaço para transportar 3 adultos o minimamente confortável, e o espaço para os joelhos é de um palmo e mais uns trocos.
Relativamente ao espaço mas de bagageira, tendo em mente também o Captur, é um pouco maior. É certo que no papel o Captur tem mais uns litros de capacidade mas isto deve-se aos seus bancos amovíveis, que verdade seja dita, com passageiros adultos nos bancos traseiros, esta função é impossível de ser usada.
Na tecnologia temos um ecrã central de 8”, e o sistema de infotaiment não é dos mais completos mas tem o essencial, porque sejamos francos, sistemas muito desenvolvidos com imensas coisas nós vamos simplesmente acabar por usar só o rádio, Bluetooth e definições. Para além disso o sistema tem uns gráficos muito melhores que os anteriores e a organização visual também é melhor, com ícones que fazem muito lembrar a apple.
Ainda nas tecnologias mas nas ajudas à condução, temos câmara de marcha atrás, avisador do ângulo morto, assistente de travagem de emergência, entre outros.
A versão ensaiada vem equipada com o motor 1.5 a diesel com 116cv e 260Nm de binário.
Na minha opinião este motor encaixa que nem uma luva no Duster, é suave o suficiente para fazermos viagens em auto estrada, e tem também força suficiente se for necessário irmos para todo-o-terreno.
A versão 4×4 do Duster é muito famosa pela sua capacidade bastante razoável de todo-o-terreno, e este 4×2 não é exceção. Fiz um troço de terra batida e o Duster comportou-se lindamente, apenas estive um pouco mais apertado quando me meti em terras mais movediças e o carro enterrou um pouco (relembro que ao contrário do 4×4 esta versão não tem modos de condução para ajudar em TT).
Passando para a condução mais normal, em percursos urbanos o Duster é ótimo de conduzir, tem a direção leve, a suspensão também é leve e não sentimos praticamente as irregularidades da estrada. Para além disso, temos uma posição de condução elevada que nos ajuda a antecipar a nossa condução pois dá-nos uma vista privilegiada para o trânsito à nossa frente.
Na condução em auto estrada surpreendeu-me bastante, pois para um automóvel que é barato e tem o interior cheio de plásticos, pensei que a umas velocidades elevadas fossemos ter barulhos parasitas, mas o Duster até é razoavelmente bem isolado. Como já valei o motor também é bastante suave o que ajuda na experiência de condução tranquila.
No que toca aos consumos o Duster está na casa dos 5lts por 100kms.
A versão ensaiada, que é a Prestige, custa 22.500€ (é muito carro por pouco dinheiro), mas a versão base custa 14.900€, e paga 147,21€ de IUC.
O Duster obteve 3 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 71% na segurança dos adultos, 66% na segurança das crianças, 56% na segurança dos pedestres e 37% nas ajudas à condução.
Agradecemos à MCoutinho em Leiria pela cedência da viatura para ensaio.





















