Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

A Cupra finalmente ganhou independência da Seat, e o Formentor é o seu Puro Sangue, pois é o primeiro carro da marca a ser fabricado de raiz pela mesma, ou seja, não é um “seat glorificado”.

O design exterior do Formentor é um design muito agressivo e desportivo, e apesar de não ser um Seat, as linhas vão muito ao encontro da linguagem de design da Seat.

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Na parte dianteira temos umas óticas e uma grelha que são iguais às do Seat Leon. O que não é igual à Seat são os para-choques que são mais agressivos com umas entradas de ar nas laterais. Temos também o logotipo Cupra a dourado (a cor da marca). O perfil é de um SUV desportivo ou SUV coupé, pois verificamos que na parte traseira o tejadilho cai em direção ao chão para dar uma sensação de coupé. Temos umas jantes de 19” com um design que gosto muito tal como a cor, cor essa que é a cor da marca, o dourado, e que está presente também nas pinças de travão (da Brembo). Na parte traseira passa-se o mesmo que na frente. As óticas são as do Seat Leon, sendo o que é exclusivo é um para-choques mais desportivo com um difusor, e com quatro ponteiras de escape, verdadeiras! Infelizmente não podemos usufruir muito do som delas enquanto parados pois o carro já tem o limitador de rotações. Também exclusivo da Cupra é esta cor maravilhosa em fosco chamado “azul petrol mate”.

O design interior também é igual ao do Seat Leon, sendo que a exclusividade está nas baquets. Estas baquets desportivas são espetaculares, tem um encosto ótimo e têm o logotipo da Cupra no encosto de cabeça, bem ao estilo da Porsche. Mas ser igual ao Leon não é mau, pois significa que temos um interior com qualidade, com material suave a cobrir o tablier e as portas. Na consola central temos um seletor das mudanças pequeno, também muito semelhante ao que encontramos no novo Porsche 911. O volante é igual ao novo volante da Seat, com a diferença de que temos o logo Cupra e uns botões de acesso aos modos de condução, como acontece nos Ferrari. Mais uma vez, a cor da marca está presente em todo lado, como nas saídas de ventilação, em volta dos botões e no pesponto dos bancos e tablier.

Nas tecnologias temos um painel digital igual ao do Leon, que para além de ter todos os mostradores ditos normais, tem também um mostrador mais desportivo (como encontramos na Audi) com um conta rotações e velocímetro central. O sistema de infotaiment é exatamente igual ao do Leon, ou seja, é um sistema com uma velocidade de processamento rápida, é intuitivo e tem uns bons gráficos. Apesar de ser bastante intuitivo acho que falta uns botões físicos de atalho para podermos atalhar mais rapidamente entre menus, assim como a climatização que deixou de ter botões físicos para ser única e exclusivamente controlado no ecrã central. Isto para mim traz uma desvantagem. Por exemplo, vamos em andamento e o ar condicionado fica muito frio e queremos diminuir ou desligar. Com um botão era rápido, neste caso temos que ir à procura do menu da climatização para depois desativar ou diminuir a temperatura, tudo através do touch que em andamento é mais difícil de operar e podemos tocar onde não queremos.

Ainda nas tecnologias mas nas ajudas à condução temos o sistema de manutenção na faixa de rodagem, sistema autónomo de travagem de emergência, cruiser control adaptativo, avisador do ângulo morto, etc. De referir apenas que no avisador do ângulo morto a luz não é colocada no sítio “tradicional” que é no retrovisor, mas sim a Cupra faz uso da iluminação ambiente do carro, e esta começa a piscar na porta correspondente.

O Cupra Formentor vem equipado com um motor 2.0 a gasolina com 310cv e 400Nm de binário. No entanto existem outras motorizações disponíveis no Formentor, uma 1.5 a gasolina com 150cv e uma híbrida com 245cv.

Para condução em cidade, se colocado em modo Comfort, o Formentor comporta-se como um carro normalíssimo do seu segmento e é como se tivesse apenas 150cv. Não temos muito barulho do escape, o acelerador está menos reativo logo não temos grandes arranques, e a suspensão está suave, pelo que coopera bem com as irregularidades que temos dentro das nossas cidades como lombas e empedrados. O único problema é que a visibilidade da janela traseira não é a melhor o que dificulta as manobras, no entanto temos ajudas ao estacionamento que facilitam isso.

Para condução em auto estrada e longas viagens também vamos bastante confortáveis. As baquets apesar de serem desportivas são confortáveis e ergonómicas, e nos bancos traseiros existe bom espaço para os passageiros. A insonorização também é boa, tirando algum ruído proveniente das rodas devido às jantes 19” e o pneu de baixo perfil, mas nada de muito incomodativo.

Na condução desportiva, escusado será dizer que o Formentor é ótimo. Ao colocarmos em modo “CUPRA” o acelerador fica bastante reativo e temos imediatamente na ponta do pé os 310cv. O Formentor faz 4,9s dos 0 aos 100 km/h, mas não é só em linha reta que ele é rápido! Apesar de ser um SUV com alguma altura relativamente ao solo, ele agarra as curvas como um hatchback e conseguimos fazê-las com grande rapidez. Com grande rapidez fazemos também a saída delas porque o motor, a caixa e a tração às 4 rodas catapultam-nos de forma imediata. Para ajudar à experiência de condução desportiva o sistema de escape presenteia-nos com umas pequenas pipocas. A única coisa que não gosto no modo “CUPRA” é o som artificial a imitar um V6 que sai das colunas e que é muito evidente, abafando assim o som que temos  vindo do exterior dos escapes. Conseguimos diminuir esse som mas nunca desativá-lo.

O Cupra Formentor obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 93% na segurança dos adultos, 88% na segurança das crianças, 68% na segurança dos pedestres e 80% nas ajudas à condução.

A versão ensaiada custa 54.334€ e paga 239,37€ de IUC. No entanto o preço base é 34.303€ para a versão 1.5 a gasolina.

Queríamos agradecer à Cupra Leiribéria pela cedência da viatura para ensaio.

 

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