
Nínguem estava à espera que o Born fosse sair como Cupra. Na verdade, o Born chamava-se El Born e tinha a marca Seat, inclusive já havia um protótipo de produção o qual tive a oportunidade de estar perto num evento da Seat. E qual a diferença para o Cupra Born? Nenhuma simplesmente a marca, todo o design está igual, o que muda é apenas o logo. (Deixo-vos umas imagens do Seat El Born para comparação)
Então como é o design do Cupra Born? O típico elétrico, mas que na minha opinião é dos mais bonitos do segmento.
Portanto a dianteira é fechada, típica dos elétricos. No entanto a Cupra como é uma marca com ADN desportivo colocou uns efeitos que mimicam uma grelha, o que torna o carro mais normal. Os para-choques também são bastante agressivos e imitam umas entradas de ar nas suas laterais. Para além disso temos promenores fantásticos em cor bronze, cor que representa a marca Cupra. A parte lateral é a que menos gosto, pois é onde o Born parece uma caixa. Vemos um perfil que é muito quadrado e alto, e muito igual ao Volkswagen ID3. O que gosto são as jantes, que consideranto as jantes de elétricos, são das mais bonitas que vi, e mais uma vez, têm os pormenores a bronze. A parte traseira, para elétrico também é bastante agressiva. Temos um spoiler, e um para-choques com um difusor bastante generoso. Temos também as típicas óticas da Cupra/Seat que atravessam toda a bagageira e que eu acho espectacular!
No que toca ao interior, o design é simples e minimalista, está muito semelhante ao que tinhamos no protótipo da Seat, apenas considero que temos uns mateirais melhores. Mateirias esses, que como nos encontramos num elétrico, são materias bio degradáveis e amigos do ambiente. Vemos que esses materiais têm qualidade, mas demonstram uma rigidez superior à “tradicional” borracha e pele que temos em modelos normais. Para além disso o espaço é muito bom. Na parte traseira temos bom espaço para os nossos joelhos e cabeça, e para levar três adultos não será grande dificuldade, até porque no banco central não temos o desnível do eixo de transmissão típico dos carros a combustão. Esta ausência de eixo e caixa de velocidades também é benéfico na parte dianteira, em que a arredação por debaixo do encosto de braço é a maior e mais funda que já vi num carro. Por sua vez a bagageira tem a dimensão normal deste segmento (385lts), e também têm uma arrecadação funda por debaixo do chão falso, no entanto fica completamente cheia com os cabos de carregamento.
O sistema de infotaiment é igual à dos outros Seat e Cupra, portanto o sistema do grupo Volkswagen. Um sistema que é bom, rápido, completo, com bons gráficos, e por onde tudo é controlado, inclusive o sistema de climatização, que a meu ver poderia ainda ser controlado por botões. O que acho que fica muito aquém do que temos no mercado, especialmente nos elétricos, é o painel de instrumentos digital, que é muito pequeno e simples, no entanto apresenta toda a informação que precisamos. Nas ajudas à condução o Born conta com as típicas ajudas de manutenção na faixa de rodagem, sistema de pré-colisão, cruise control adptativo, entre outros.
No que toca à condução, em percursos urbanos o Born é fantástico. É elétrico e mais não é preciso dizer, pois é em percursos urbanos que os elétricos são mais eficientes. O Born é confortável de conduzir pois todos os seus controlos são leves, e o carro estaciona-se bem. Sendo um elétrico, o Born induz-nos a uma condução calma e com acelerações pogressivas, o que nos faz tronar mais defensivos no trânsito. O carro também é bastante confortável nas irregularidades que temos dentro das nossas cidades como os empedrados. E o mais importante, que é o sistema de regeneração da bateria, é ótimo e o Born aguenta muito bem a sua autonomia. Até em auto estrada! Este sistema mostra-se muito eficiente e à mínima desaceleração e descida o Born regenera bem a bateria, não nos dando a ansiedade que alguns carros elétricos nos dão quando entramos em auto estrada. Para além disso é elétrico e não temos um motor a combustão a fazer barulho pelo que as viagens são bastante silenciosas. Onde mais me surpreendeu foi efetivamente na condução desportiva, que para um elétrico está muito bom. Obviamente não temos a mesma dinâmica que um Leon, mas para um automóvel elétrico a dinâmica é bastante boa e podemo-nos divertir com ele quase tanto como num Leon. Quase….
O cupra Born obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 93% na segurança dos adultos, 89% na segurança das crianças, 73% na segurança dos pedestres e 80% nas ajudas à condução.
O preço base do Cupra Born são 42.527€, mas a versão ensaiada custa 48.778,53€. Sendo elétrico o Born está isento de IUC.
Queríamos agradecer à Cupra Leiribéria pela cedência da viatura para ensaio (https://leiriberia.com/ )