
Neste preciso momento o modelo Passat só está disponível na versão Variant, ou seja, carrinha, sendo que a versão carro foi descontinuada, tal como esta será, pois o intuito da Volkswagen será concentrar esforços em SUV’s. Sim é um facto que existe o Arteon mas não o podemos considerar um substituto da Passat pois uma Passat bem equipada ainda é um pouco mais barata que o Arteon.
O Passat é um carro que é simples e eficaz, pois não nos transmite qualquer tipo de emoção extraordinária, mas por outro lado é muito eficiente no que faz, e isso está patente até no design, pois este não é algo de “wow” mas também não podemos dizer que é um carro feio.
Na parte dianteira não temos nenhuns pormenores dignos de destaque a não ser os cromados na grelha e no para-choques, que de imediato nos dá uma “vibe” de carro mais sério e não tanto jovial nem desporto. Digamos o carro do Sr.Engenheiro…. Na parte lateral também não temos muito a acontecer, a não ser mais uma vez os cromados em volta das janelas. As jantes nesta versão (versão base) são muito pequenas, de 16 polegas, que num carro grande como o Passat não fica muito bem. No entanto em Portugal a versão base vem já com 17 polegas, o que fica melhor, aqui talvez seja por termos pneus de inverno/neve, pois dá para ver que o perfil do pneu também é muito elevado. Na parte traseira temos apenas uns para-choques com umas ponteiras de escape falsas, que nesta versão nem se nota muito, apenas em versões superiores temos um cromado em sua volta denunciando-as mais como ponteiras.
O design interior por sua vez, é o que eu acho que está melhor concebido.
O tablier tem um design fantástico com uns cromados que atravessam todo o tablier a unir as saídas de ventilação, bem ao estilo da Audi. Depois na consola central temos muito uso de piano black assim como nas portas junto dos puxadores, dando assim um ar de requinte ao interior. O botão de ignição é metálico o que também dá uma boa sensação de qualidade. Só não gosto de um pormenor. No modelo anterior (pre-restyle) o Passat tinha um relógio no lugar onde agora tem o nome do modelo e o botão dos quatro piscas. Acho que foi uma grande perda, pois dava um ar de luxo ao Passat, pois este tipo de relógios é algo que temos por exemplo nos Porsche, Bentley, Rolls Royce e afins.
No que toca à qualidade de materiais no interior, esta é bastante boa pois não existe uma perda de qualidade dos lugares traseiros para os dianteiros. Temos então material suave a cobrir todas as portas, e o tablier também é todo coberto de material suave, apenas nas partes mais junto ao solo temos os plásticos.
Na habitabilidade o Passat também é excelente. A bagageira é enorme e conta com 650lts. Já o espaço para passageiros traseiros é muito boa. Existe bastante espaço para os joelhos e cabeça, e conseguimos levar três adultos minimamente confortáveis (familiares meus fizeram lá centenas de kms).
No que toca à tecnologia é possível a Passat vir equipada com um painel e instrumentos digital, no entanto a versão ensaiada tem os mostradores analógicos com um computador de bordo central. O sistema de infotaiment é muito bom e completo. Considero que os sistemas da Volkswagen são os melhores, não só pela sua qualidade gráfica e velocidade de processamento ótimas, mas também por serem bastante completos e intuitivos. Para além das funcionalidades tradicionais podes controlar e verificar muitos aspetos relativos aos carros sempre com umas animações muito boas.
Nas ajudas à condução temos o avisão de pré colisão com travagem de emergência, manutenção na faixa de rodagem e cruise controlo adaptativo que nos mantém a uma distância segura do veículo da frente, e devo realçar que em muitas marcas este último não vem presente nas versões base.
A versão ensaiada vem com um motor diesel 2.0 TDI com 150cv acompanhado de uma caixa automática de dupla embraiagem DSG. No entanto estão disponíveis também 1.5 a gasolina com 150cv e um outro diesel também 2.0 cilindrada mas com 122cv.
Esta versão tem uma performance satisfatória, nada de extraordinário mas já despacha serviço, muito graças à caixa de velocidades que tem uma resposta muito boa. Em curva o Passat aguenta o seu território mas também não é nada de extraordinário não transmitindo grandes sensações.
No entanto este não é o tipo de carro para fazer condução desportiva mas sim para fazer muitos kms de forma confortável, e aí eu posso comprovar que ele é muito bom. Fiz mais de mil kms ao volante deste carro e posso dizer que algo que eu não tive foi dor de costas. Os bancos são ótimos e a suspensão suave do carro fazem das longas viagens algo confortável de se fazer. A ajudar a esse conforto temos a insonorização excelente da cabine que contribui para o conforto sonoro. Em cidade também se conduz muito bem sendo que a sua direção é bastante leve e temos boas preções dos ângulos do carro, o que sempre não é fácil em carrinhas especialmente no que toca ao vidro traseiro, que devido ao facto de serem mais longas faz parece que os objetos estão mais perto do que ao que realmente estão. O único problema para condução citadina é mesmo o estacionamento pois ainda é uma carrinha longa. Enfim como já tinha dito o Passat é um carro bastante eficiente, mas que não nos transmite nenhuma emoção, ou seja, tudo o que faz fá-lo bem mas sem extraordinário.
O Passat obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap com 85% na segurança dos adultos, 87% na segurança das crianças, 66% na segurança dos pedestres e 76% nas ajudas à condução.
A versão ensaiada custa 49.504€ e paga 235,26€ de IUC, no entanto o preço base do Passat Variant é de 39.418€.





















