
Aproveitámos o evento On the Road da Mercedes para ir conhecer o novo Mercedes Classe A.
O novo Classe A evoluiu e revolucionou o seu segmento com todas as tecnologias e luxos que até agora só se encontravam disponíveis em carros de segmento superior.
O seu design está mais arrojado e robusto, notando-se de imediato a expansão do carro em todas as direções, isto deve-se ao facto de a distância entre os eixos ter sido aumentada. As suas linhas fazem lembrar as do CLS, que na parte dianteira conta com um farolim mais fino e com luzes diurnas em forma de boomerang. A unidade testada tem o pack opcional AMG, o que lhe confere um estilo mais desportivo, nomeadamente um para-choques AMG com aberturas laterais que não são fictícias. Esta unidade conta também com jantes de 18 polegadas AMG. O que se verificou, infelizmente, fictício, ao contrário da geração anterior, são as “saídas” de escape, que são acompanhadas de um pequeno difusor. O classe A conta agora com uns farolins traseiros mais compridos e repartidos, o que se traduz numa maior e mais prática abertura para a bagageira de 370lt.
Onde foi mais notória a evolução deste modelo foi no interior do mesmo. O interior conta agora com uma qualidade de materiais e tecnologia presentes só em carros de segmento superior. Materiais suaves estão presentes por toda a cabine. O tablier encontra-se coberto por couro tal como a parte superior das portas, e a parte central das portas assim como nas baquets desportivas, são em alcântara. Apesar de idênticas em formato, as baquets desportivas têm um encosto lombar bem melhor do que as da geração anterior. O volante também sofreu alterações, o qual foi adotado do Classe S Coupe, este novo volante tem variadas funções. Do lado esquerdo, num pequeno touchpad, controlamos o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, e temos também botões para controlar o cruise control. Do lado direito, no pequeno touchpad, controlamos o display central de 10,25 polegadas (opcional), tendo também botões, que neste caso servem para controlar o volume, telefone e o controlo por voz. Podemos também controlar o display central através de um touchpad presente na consola central.
O ex-líbris do classe é a tecnologia MBUX – Mercedes-Benz User Experience, que nos permite controlar quase tudo no carro sem tirar as mãos do volante. Basta dizer “Olá Mercedes”, ao que o sistema pergunta de imediato “em que pode ajudar?”. Assim, o condutor pode dar ordens como por exemplo “baixe a temperatura do ar condicionado para 18 graus” ou “quero ir até Belém” e, o carro insere o destino automaticamente no GPS.
Tivemos também oportunidade de testar alguns dos sistemas de assistências à condução, tais como o active brake assist, o qual travou o carro para evitar a colisão com o veículo da frente, e o assistente de direção ativo com assistente ativo de faixa de rodagem, ao deixarmos o carro encostar à linha central da faixa de rodagem, o volante treme e corrige a direção para nos alinharmos corretamente na faixa. Para além destes
sistemas o novo Classe A conta também, por exemplo, com assistente ativo de limitação de velocidade, Evasive Steering Assist, Assistente Ativo de Ângulo Morto, entre outros.
A unidade ensaiada estava equipada com um motor diesel 1.5 de cilindrada com 116cv e 260 de binário e, contava com um consumo combinado anunciado entre 4,1 e 4,5lt por 100km.
Vem equipado de série com uma caixa automática de dupla embraiagem de 7 velocidades. A caixa de velocidades faz um bom trabalho, especialmente com o carro no modo de condução Sport, em que se acelerarmos a fundo é reduzido de imediato duas mudanças para uma maior performance.
A performance no geral é boa, a direção é precisa e leve, quando em modo Comfort, o que facilita as manobras na cidade. A suspensão é eficaz, em modo Sport é mais rígida e agarra bem o carro em curva, já em modo Comfort é agradável o suficiente para passar por buracos sem nenhum desconforto para os ocupantes. A performance do motor é satisfatória, o carro tem alguma força, no entanto a carroçaria merecia um pouco mais de potência, pois existem alternativas do mesmo segmento de marcas “não premium” cujo os motores têm melhores prestações.
O novo Classe A 180 está disponível a partir de 32 450€, no entanto a versão testada, com opcionais como o AMG Line, aproxima-se dos 40 000€.
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