PUB

O Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) participou no Campeonato Nacional de Infantis, que decorreu entre 18 e 20 de julho, nas Piscinas Municipais de Loulé. O evento contou com a presença de 429 nadadores, em representação de 100 clubes de todo o país.

Laura Correia, Rita Valentim, Salvador Vieira e Duarte Mendes foram os nadadores do CNTN presentes na competição, sob orientação do treinador Duarte Policarpo. A participação ficou marcada por vários pódios, recordes pessoais e novos máximos do clube e distritais.

PUB

Duarte Mendes destacou-se ao sagrar-se vice-campeão nacional nos 100 metros bruços, tendo batido dois recordes do CNTN — um nos 100 metros e outro na passagem aos 50 metros. O nadador obteve ainda o 3.º lugar nos 200 metros estilos e alcançou recordes pessoais em todas as provas que disputou, incluindo os 200 e 400 metros livres.

Também em evidência esteve Rita Valentim, que subiu ao pódio com um 3.º lugar nos 100 metros livres. Tal como Duarte Mendes, bateu os seus recordes pessoais nas quatro provas em que participou: 100 livres, 200 costas, 400 livres e 200 estilos.

Nos infantis de primeiro ano, Laura Correia conseguiu o 5.º lugar nos 100 metros bruços, fixando dois novos recordes do CNTN (50 e 100 metros bruços). Melhorou ainda o seu tempo nos 400 metros livres e completou boas participações nos 200 estilos e 200 livres. Salvador Vieira registou novos recordes pessoais nos 200 metros livres e 100 metros costas, com desempenhos consistentes nos 200 estilos e 400 livres.

Todos os atletas competiram no formato de “nadador completo”, que valoriza o desempenho equilibrado em diferentes estilos e distâncias. Na classificação geral combinada, Duarte Mendes ficou em 8.º lugar, Rita Valentim em 12.º, Laura Correia em 24.º e Salvador Vieira em 37.º, num universo de mais de 100 participantes por escalão.

O CNTN estabeleceu ainda dois novos recordes distritais nas estafetas mistas de 4×50 metros livres e 4×50 metros estilos.

Com este Campeonato Nacional, termina a época desportiva de natação pura para os infantis do clube. Apesar das dificuldades logísticas causadas pela indisponibilidade de treinos em Torres Novas, o CNTN manteve a sua presença de destaque a nível nacional, somando 20 anos consecutivos com pódios em campeonatos nacionais.

PUB