Clube Natação Torres Novas conquistou, no sábado, em Banyoles (Espanha), um brilhante 5º lugar no Campeonato da Europa de Triatlo por Clubes em estafetas mistas.
A equipa de triatlo torrejana, orientada pelo técnico Paulo Antunes, foi constituída por João Nuno Batista, Alessia Orla, Erwin Vanderplancke e Maria Tomé.
Numa prova disputada em formato de estafetas mistas, com cada um dos 4 atletas (2 masculinos e 2 femininos) a realizar um triatlo em distância super-sprint (300m/natação, 6,6km/ciclismo e 1,6km/corrida), a equipa torrejana a concluiu a sua prova num tempo total de 1h21m09s, com a equipa alemã EJOT Team TV Buschhuetten a vencer esta competição, superiorizando-se à equipa francesa do Poissy Triathlon, campeã europeia em 2021.

O primeiro torrejano a entrar em ação, foi João Nuno Batista, o mais jovem atleta em competição, não se deixou intimidar por atletas com muita experiência nestes tipos de competições internacionais, como é o caso do alemão Jonas Schomburg e do português João Pereira, e entregou o testemunho na 2ªposição para Alessia Orla, atleta italiana que realizou o 2ºpercurso desta estafeta mista para o Clube de Natação de Torres Novas. Erwin Vanderplancke, no 3ºpercurso, com uma forte disputa no segmento ciclismo com o atleta do Benfica, Vasco Vilaça, entregou na 6ªposição a Maria Tomé, que recuperou algum tempo perdido e concluiu o último percurso no 5ºlugar.

Nesta competição de Elites, esteve também presente a equipa do Benfica, constituída por João Pereira, Madalena Almeida, Vasco Vilaça e Melanie Santos, que terminou no 4º lugar.
Duas equipas portuguesas no TOP 5 da EUROPA, a revelarem o forte empenho dos clubes neste tipo de competição internacional de estafetas mistas.
O Clube de Natação de Torres Novas participou pela 3ª vez neste campeonato europeu, sendo em juniores, 5ºclassificado em Lisboa na época de 2018, e em Alhandra na época de 2019, 8ºclassificado em Elites.
José Pedro Vieira Campeão Nacional de Triatlo Longo | Clube Natação Torres Novas Vice-Campeão Nacional
José Pedro Vieira, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, sagrou-se no domingo, no Triatlo do Douro em Peso da Régua, Campeão Nacional de Triatlo Longo no escalão de SUB23, ao concluir a prova (1900m/natação, 90km/ciclismo e 21,1Km/corrida) no 8º lugar à geral no nacional individual.
No mesmo escalão, Guilherme Pires, alcançou o título de Vice-campeão Nacional, e no escalão 30-34 anos, Adriano Correia, sagrou-se também Campeão Nacional de Triatlo Longo.
Por equipas, o Clube Natação Torres Novas alcançou o título de Vice-Campeão Nacional de Clubes de Triatlo Longo, ao conseguir o 2º lugar na última etapa do nacional de clubes, fruto das excelentes prestações dos seus atletas que pontuaram para a equipa torrejana dentro do TOP 10, com André Duarte a concluir a sua prova no 5º lugar à geral, Adriano Correia em 7º e José Pedro Vieira em 9º.
Um título coletivo inédito para o clube torrejano no triatlo longo, logo no primeiro ano em que aposta nesta competição nacional, estando de parabéns todos os atletas e o técnico Paulo Antunes, bem como o MF Grupo que apoia o clube neste projeto.
Relativamente à prova disputada em Peso da Régua, foi logo no segmento de natação que os atletas do Clube de Natação de Torres Novas começaram a destacar-se, com Guilherme Pires e José Pedro Vieira a saírem da água com o atleta do Estoril, Filipe Azevedo, com mais de um minuto para o 2º grupo, aonde se encontrava João Ferreira, que no segmento de ciclismo alcançou os seus colegas de equipa, e assim se mantiveram até à corrida, que se realizou junto ao Rio Douro, debaixo de um calor intenso, que condicionou em muito a prestação de todos os atletas, e aonde se decidiram os lugares obtidos em prova.















