Cinco triatletas do Clube de Natação de Torres Novas estiveram presentes este fim-de-semana, de 24 a 26 de junho, em Montreal no Canadá, representando as Seleções Nacionais de Triatlo de Portugal e Bélgica, em mais uma etapa da WTCS (World Triathlon Championship Series), e no Campeonato da Mundo de Triatlo em Juniores.
João Nuno Batista alcançou um excelente 11º lugar no mundial de juniores que se disputou, na sexta-feira, 24 de junho, enquanto Gustavo do Canto terminou no 45º lugar. Devido à má qualidade da água, esta prova de Montreal foi disputada no formato de duatlo sprint (2,5km de corrida, 20km de ciclismo e mais 5km de corrida final). João Nuno Batista correu na frente no primeiro segmento de corrida, entrando no ciclismo no grupo da liderança, mas acabou por perder o contacto com o grupo da frente no último segmento de corrida, terminado a prova com um tempo de 52m 50s, a 50 segundos do vencedor, o francês Thomas Hansmaennel.
Na etapa da WTCS, as semifinais realizaram-se na sexta-feira, e também foram disputadas em formato de duatlo super-sprint, com RICARDO BATISTA ao vencer a sua prova de apuramento o que lhe deu acesso às finais de sábado, juntamente com o seu colega de equipa, o belga ERWIN VANDERPLANCKE que se classificou na 4ªposição na mesma prova de apuramento.
Nas finais de sábado, já com as provas a serem disputadas em formato de triatlo super-sprint, Ricardo Batista depois de realizar um excelente segmento de natação, de liderar o início do segmento de ciclismo, alcançou um excelente 26º lugar na WTCS de Montreal, enquanto Erwin Vanderplancke obteve o 23º lugar, reagindo um pouco melhor no segmento de corrida. Estes 2 atletas, que representam o Clube de Natação de Torres Novas, pontuaram mais uma vez para a qualificação olímpica.
Maria Tomé, após ter conseguido o 11º lugar na prova de apuramento, a escassos 3 segundos do lugar de apuramento direto, face à desistência de 1 atleta, conquistou a presença nas finais da WTCS de sábado, onde alcançou um excelente 27º lugar, pontuando desta forma também para a qualificação olímpica.
No domingo, disputou-se a segunda prova de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024, em equipas de estafetas mistas, os atletas do Clube Natação torrejano, Ricardo Batista e Maria Tomé, fazendo parte da equipa nacional, juntamente com João Silva e Melanie Santos do Benfica, colocaram mais uma vez Portugal numa boa posição do ranking de apuramento olímpico, ao terminarem no 8º lugar.
Por último, o técnico torrejano Paulo Antunes, acompanhou mais uma vez, a seleção nacional de triatlo, que contou com a presença de 7 atletas nacionais em Montreal no Canadá.
Clube de Natação de Torres Novas é vice-campeão nacional por clubes em Estafetas Mistas
O Clube de Natação de Torres Novas sagrou-se Vice-campeão Nacional de Triatlo por Clubes em estafetas mistas, ao obter o 2ºlugar na prova realizada no domingo, 26 de junho, em Soure, e desta forma alcançou o apuramento para o Campeonato da Europa de Clubes em estafetas mistas que se realiza em Banyoles (Espanha) a 28 de agosto.
A equipa torrejana constituída por Guilherme Pires, Beatriz Ferreira, Gonçalo Oliveira e Ana Ramos, apenas foi superada pela equipa do Benfica que contou com a presença dos atletas Vasco Vilaça, Madalena Almeida, João Pereira e Cassilda Carvalho.
Em Juniores, Pedro Afonso Razões, Catarina Moutinho, Manuel Bartolomeu e Mafalda Leirião, terminaram na 5ª posição.
Treinador do clube de natação de torres novas recebe cartão branco na etapa do nacional jovem
No sábado, 25 de junho, a Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, participou na 4ªetapa do Campeonato Nacional de Triatlo Jovem, que se realizou em Soure, e o treinador Ricardo Margarido recebeu da equipa de arbitragem da prova, um cartão branco, pela sua ajuda e colaboração prestada junto dos suportes colocados para as bicicletas no parque de transição.
Em relação aos atletas mais jovens, foram integrados em várias de estafetas, realizando cada atleta um triatlo na respetiva distância, em 2 agrupamentos:
Agrupamento 1 (Benjamins e Infantis):
Equipa A: Mariana Brito, Beatriz Carvalho e Madalena Alves;
Equipa B: Santiago Magalhães, Diana Brito e Maria Flor Assis;
Agrupamento 2 (Iniciados e Juvenis)
Equipa C: Francisco Carvalho, Mateus Nascimento e Dinis Ferreira
Equipa D: Ana Júlia Marques, Francisca Leirião e Bianca Mendes
Equipa E: Salvador Fonseca, Barbara Mendes e Rodrigo Miranda
Taça Africana em Larache (Marrocos)
Na tarde de domingo, 26 de junho, Tiago Fonseca competiu na Taça Premium Africana de Triatlo, em Larache (Marrocos), mas infelizmente problemas ocorridos com a bicicleta que lhe foi disponibilizada, uma vez que a mala com o seu equipamento de ciclismo não chegou ao local da prova, não lhe permitiu terminar esta taça africana de triatlo.















