O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) concretizou, durante a manhã desta terça-feira, a assinatura do protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), que tem como objetivo contribuir para a afirmação da região do Médio Tejo como polo de conhecimento, investigação e tecnologia. A cerimónia, realizada no Auditório da Unidade de Tomar, contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do CHMT, Casimiro Ramos e pelo Presidente do IPT, João Freitas Coroado.
A parceria agora celebrada entre as duas instituições prevê a organização de ações de formação e a criação de projetos conjuntos de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como a realização de eventos conjuntos.
“A constituição de laços entre as duas instituições beneficiará a nossa população, nomeadamente através da criação na Unidade de Tomar do CHMT de um centro de investigação”, explicou Casimiro Ramos na sua intervenção, sublinhando que a aposta do CHMT no estabelecimento de parcerias com instituições de ensino superior permitirá a investigadores de várias áreas de conhecimento concretizar oportunidades de investigação e desenvolvimento num contexto hospitalar em benefício dos doentes.
O Presidente do CHMT explicou que, no âmbito deste protocolo com o IPT, serão desenvolvidos inúmeros projetos que têm como foco o doente e a inovação dos cuidados de saúde prestados, dando o exemplo da criação de protótipos que venham a tornar-se ferramentas preciosas no auxílio à recuperação de doentes, nomeadamente nas áreas da medicina física e reabilitação/ fisioterapia. A partilha de conhecimento nas áreas clínicas e da gestão estará também em foco nesta parceria, explicou o Presidente do CHMT.
Casimiro Ramos quis também expressar a componente da afirmação da região do Médio Tejo no âmbito deste acordo de cooperação: “Este protocolo aposta numa identidade regional assente nas parcerias em volta do conhecimento e da cooperação. Há uma aposta na coesão territorial com esta parceria, e uma aposta no emprego, no conhecimento e na qualificação, que será determinante para a manutenção de recursos humanos na nossa região.”
O Presidente do IPT, João Freitas Coroado, deixou nota da importância desta parceria para a instituição que dirige, frisando os resultados positivos que podem advir da formação em Saúde: ” A disponibilidade do IPT abraçar novos projetos, e de aumentar os laços que o uniam ao CHMT, irá permitir um reforço da investigação científica e formação no sector da Saúde, nomeadamente no âmbito da Gestão de Saúde e da vida assistida, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da população e contrariando os problemas de mobilidade física e cognitiva.”.
Na cerimónia da assinatura do protocolo estiveram também presentes Francisco Carvalho, Diretor da Escola de Gestão do IPT, João Patrício, Diretor da Escola de Tecnologia, Carlos Gil, vogal executivo do CHMT e Piedade Pinto, enfermeira-diretora do CHMT.
















