Realiza‑se hoje, 26 de janeiro, no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, a cerimónia de outorga do Estandarte Nacional à 4.ª Força Nacional Destacada que integrará o Battlegroup Multinacional Eslováquia da NATO. A participação portuguesa reforça a presença aliada no flanco leste europeu.
O contingente nacional é composto por cerca de 120 militares, treinados no Campo Militar de Santa Margarida, que irão integrar um batalhão liderado pela Espanha no âmbito da operação enhanced Vigilance Activities da NATO. A missão inclui exercícios e atividades conjuntas destinadas a reforçar a dissuasão, a defesa e a interoperabilidade entre forças aliadas.
Esta nova força sucede à terceira rotação portuguesa na Eslováquia, em curso desde julho de 2025, que envolve meios mecanizados como carros de combate Leopard 2A6 e viaturas blindadas. A presença militar portuguesa insere‑se no compromisso nacional com a segurança coletiva no flanco oriental da Aliança.
A cerimónia é presidida pelo Chefe do Estado‑Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e simboliza o empenho de Portugal no cumprimento das responsabilidades assumidas no quadro da defesa internacional e da cooperação no seio da NATO.




















