Foto Sec. Triatlo SLB
PUB

Soure foi este ano o palco escolhido para a disputa dos títulos nacionais de Estafetas Mistas nos vários escalões, prova que iria também apurar os clubes que vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Clubes de Triatlo, e em que o Sport Lisboa e Benfica tem estado sempre em destaque, com o título de campeão europeu em 2017 e desde aí várias vezes vice-campeão, sempre numa luta acérrima com os franceses do Poissy Triathlon.

A estratégia da equipa passou por assumir desde o início a liderança, fazendo um contrarrelógio a solo, e até para testar os atletas já num cenário de campeonato da europa. Vasco Vilaça foi o triatleta que assumiu o primeiro percurso, e impôs no segmento de atletismo uma margem de diferença que isolou Madalena Almeida, ele que ainda na última etapa do campeonato do mundo ficou à beira do pódio, obrigando à análise do photo finish. A triatleta benfiquista aumentou ainda a vantagem, fazendo uso depois do seu forte ciclismo, e apesar de ter atrás de si um grupo de perseguição a trabalhar em conjunto. A diferença de tempo para as equipas era já de cerca de 2min quando Madalena Almeida passou o testemunho a João Pereira, recém-chegado do México onde foi 7º classificado na Taça do Mundo. Pereira dilatou ainda mais a vantagem para as equipas perseguidoras, assumindo por inteiro os atletas a postura em contrarrelógio individual, e cifrando a diferença de tempo em cerca de 4min para os segundos classificados, altura em que João Pereira passou o testemunho à entroncamentense Cassilda Carvalho, atleta ainda muito jovem, e recém subida dos escalões jovens. Cassilda Carvalho soube mais uma vez gerir todas as emoções de estar junto dos colegas de equipa tão credenciados e não se deixou intimidar pela responsabilidade, registando um dos melhores parciais femininos do dia, apesar de completamente a solo, e carimbando o tíitulo nacional para a equipa, bem como o passaporte para o campeonato da europa de clubes, que irão disputar em agosto, em Banyoles, palco onde se sagraram campeões da europa em 2017.

PUB

O Sport Lisboa e Benfica deixou assim na segunda posição, e a cerca de 4 minutos, o Clube de Natação de Torres Novas, com o Olímpico de Oeiras a ser terceiro.

Quem também esteve em destaque foi a equipa júnior do Sport Lisboa e Benfica, muito perto até do pódio absoluto, mas a qualificar-se na primeira posição para o campeonato da europa de clubes com uma margem de cerca de 3min para as restantes equipas que disputavam as vagas. Gabriel Santos até não começou da melhor forma com um pequeno percalço a não o deixar sair da água nos lugares que lhe correspondem, mas rapidamente recuperou no segmento de ciclismo, e registou depois um segmento de atletismo de grande nível, colocando a equipa na frente da sua classificação. Passagem de testemunho para Rafaela Silva, que usou também ela o atletismo para se distinguir das restantes atletas e voltar a aproximar-se dos lugares de pódio absoluto, de modo a que Diogo Tomé tivesse alguma companhia para dividir esforços durante a sua prova. Tomé realizou uma excelente natação e ciclismo, e apenas um ligeiro atraso no atletismo o impediu de passar o testemunho a Beatriz Pinto na discussão dos pódios absolutos, mas permitindo ainda assim que a sua colega iniciasse a sua prova já com uma boa margem de diferença. Beatriz Pinto Jesus esteve também em excelente nível e a equipa venceu destacadamente o escalão de juniores, apurando-se para o campeonato da europa de clubes com uma margem de cerca de 3 minutos.

Quanto aos mais jovens, que iniciam já a sua preparação para representar a equipa futuramente nesta competição europeia de clubes, ambas as equipas de cadetes (Afonso Fazendeiro \ Luisa Miranda \ Miguel Neves \ Leonor Fazendeiro) e juvenis (Tomé Tomé \ Letícia Magalhães \ Miguel Ferreira \ Catarina Santos) alcançaram a medalha de bronze no campeonato nacional deste escalão.

PUB