A CANAS – Engenharia e Construção, S.A., fundada em 1980, a principal empresa do Grupo CANAS, inaugurou, as suas novas instalações regionais de Tomar, em Barroqueiros, Carregueiros. Contou com a presença da Presidente do Município de Tomar, Anabela Freitas, do Presidente do Conselho de Administração e fundador da Empresa, José Canas, bem como com três dos seus quatro demais Administradores, Ana Canas, Valter Canas e José Buco, de outros Presidentes de Municípios seus clientes, como por exemplo dos Municípios de Ponte de Sor e Sardoal, e com representantes de subcontratados e fornecedores, entre outros.
As novas instalações vão permitir à CANAS servir, com uma maior rapidez, proximidade e eficácia, os seus clientes no Ribatejo, Alto Alentejo e Beira Baixa, beneficiando da centralidade e acessibilidade do Município de Tomar. A contratação de profissionais locais e a colaboração com subcontratados e fornecedores, também locais, fazem já e continuarão naturalmente a fazer parte da estratégia de negócios da Empresa para a região. A CANAS quer dinamizar a economia regional, ao desenvolver os seus negócios com entidades locais, e ao oferecer oportunidades de emprego estáveis à população ativa na região.
José Canas enfatizou, no seu discurso da inauguração: “Nos últimos 20 anos, a CANAS abriu várias empresas no estrangeiro e tem sido relativamente bem-sucedida. Portugal, França e Moçambique são os principais mercados internacionais onde exerce a sua atividade. Mas, em Portugal, ainda há pouco tempo era uma Empresa regional, muito focada na Beira Litoral. Nos últimos 5 anos, apostou na criação de várias unidades de negócio regionais, dentro do território nacional. Tomar é uma dessas unidades e foi constituída com profissionais cujo trabalho já conhecíamos e conta atualmente com uma equipa superior a 45 profissionais locais.”
A unidade de negócios de Tomar iniciou a sua atividade em 2017. Até à data executou diversas empreitadas públicas de construção civil na região, sendo as maiores empreitadas já executadas o melhor testemunho da sua capacidade e competência técnicas: “Remodelação do Cine-Teatro de S. João no Entroncamento”, “Construção do Centro Escolar da Carvoeira em Ourém” e “Reabilitação do Mercado Municipal de Ponte Sor e da Zona Ribeirinha”. Dispõe de um corpo técnico especializado, experiente, competente nas áreas interdisciplinares da arquitetura, engenharia e construção civil, ao nível de edificação de edifícios novos, reabilitação/requalificação de edifícios antigos e arranjos urbanísticos.
A CANAS – Engenharia e Construção, S.A. tem as suas instalações principais na vila do Paião, no concelho da Figueira da Foz. Nos últimos anos, tem registado um volume de negócios anual na ordem dos 40 Milhões de Euros, com cerca de 5 Milhões de Euros na Unidade de Tomar, e emprega 420 profissionais dos 1200 do Grupo CANAS. Originalmente vocacionada para a execução de infraestruturas elétricas, a Empresa dedica-se atualmente à prestação global de serviços nos mercados nacional e internacional, acompanhando as diversas áreas da empreitada, desde a fase de conceção do projeto até à sua execução. Tem vindo a afirmar-se como um empreiteiro geral e internacional, que trabalha maioritariamente para clientes de renome, em projetos exigentes e de referência.