PUB

Maria Tomé, atleta do Clube de Natação de Torres Novas, alcançou um brilhante 11º lugar, em Munique (Alemanha), no Campeonato da Europa de Triatlo em Elites na distância olímpica (1500m/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida), com um tempo de 1h53m47s, apenas a 1m37s de Non Stanford, a britânica campeã da Europa.

Maria Tomé ficou radiante com este 11º lugar conquistado no europeu de triatlo em elites, um feito digno de registo para a jovem de apenas 21 anos. Depois de várias provas no circuito mundial que não lhe correram de feição, Maria Tomé admitiu que este brilharete lhe aumenta a confiança de poder participar em Paris 2024. “Bom indicador para a segunda metade da época, estou muito satisfeita, pois foi o meu melhor resultado de sempre em campeonatos da Europa”.

PUB

Com 1,53m de altura e somente 45 quilos, a atleta do Clube de Natação de Torres Novas assume não se sentir muito “confortável no contacto” na natação — “falta essa confiança em mim” -, contudo revelou-se muito agradada com o seu rendimento no ciclismo e na corrida final. “Foi uma natação um bocado atribulada, com muito contacto entre as raparigas. A seguir à primeira transição tentámos apanhar o grupo mais à frente. Na bicicleta fomos muito rápidas e reduzimos o espaço para o grupo da frente. Depois a corrida foi controlada, pois eram 10 km”, resumiu.

Numa prova com 58 participantes, estiveram mais 2 portuguesas presentes, que se viram envolvidas numa queda aparatosa no ciclismo, mas que não deixaram de terminar a sua prova: Melanie Santos foi 24ª e Helana Carvalho 41ª.

A prova do setor masculino do Campeonato da Europa de Triatlo em Elites, que se realizou no sábado, contou apenas com a presença de um atleta do Clube de Natação de Torres Novas.

Erwin Vanderplancke, representado a seleção belga, terminou na 38ªposição, longe do que ambicionava, enquanto Ricardo Batista não conseguiu alinhar à partida, devido a um acidente de bicicleta, antes de colocar o material de prova no parque de transição, fraturando o rádio do braço esquerdo.

Para o técnico Paulo Antunes, este campeonato europeu foi um misto de emoções. “Muito satisfeito com o resultado alcançado pela Maria que abre excelentes perspetivas para a 2ª metade da época, mas triste pelo infortúnio do Ricardo e pelo resultado menos conseguido do Erwin. Sempre do vosso lado e muito orgulhoso do vosso percurso.”

Entretanto, estiveram mais atletas portugueses presentes nesta prova do europeu de triatlo em elites, com o destaque para o 6ºlugar de João Pereira, Vasco Vilaça terminou no 13ºlugar e Miguel Tiago Silva na 28ªposição.

No domingo, 14 de agosto, realizou-se a prova do europeu de triatlo em estafetas mistas, com Maria Tomé integrada na equipa nacional, juntamente com Vasco Vilaça, Melanie Santos e João Pereira, a alcançarem um excelente 7ºlugar, mantendo desta forma o sonho vivo do apuramento de Portugal para Paris 2024.

Erwin Vanderplancke, foi outro atleta do clube torrejano, a participar nesta prova de estafetas mistas, mas pela seleção belga, contribuindo para um brilhante 4ºlugar da Bélgica.

PUB