O Clube Amador de Desportos do Entroncamento (CADE) comemorou no passado domingo, 16 de novembro, o seu 50.º aniversário com uma cerimónia emotiva no Cineteatro São João, que reuniu fundadores, dirigentes, atletas e amigos do clube numa tarde marcada por homenagens e reencontros.

Durante a celebração, foram homenageados os sócios com mais de 25 e 50 anos de filiação, e entregues medalhas comemorativas aos fundadores, aos atuais corpos sociais e aos sócios colaboradores. A cerimónia incluiu testemunhos de antigos diretores e atletas, bem como intervenções de treinadores e jogadores atuais.


Entre as entidades oficiais presentes estiveram o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Ricardo Gonçalves, um representante da Federação Portuguesa de Futebol e o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Nelson Cunha, que sublinharam o papel do CADE como referência nacional na formação desportiva e como exemplo de integração social.

Jaime Ramos recebe Medalha das mãos do presidente da autarquia
A atual direção, presidida por João Alberto Lopes de Abreu, com os vice-presidentes Jaime Manuel Gonçalves Ramos e João Manuel Ferreira da Graça, surgiu num vídeo evocativo que recordou a fundação e evolução do clube. No seu discurso, João Abreu emocionou-se ao falar sobre a história do CADE, reforçando que o mote da instituição é “formar a vencer”. Sublinhou ainda que o clube é um exemplo de integração e formação tanto desportiva como social, apelando à renovação dos dirigentes: “Nós não vamos cá estar para sempre.”

João Abreu, Presidente e fundador do clube
Meio século de história
Fundado em 31 de dezembro de 1975, o CADE iniciou a sua atividade com uma equipa sénior no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão. Em 1984, a direção decidiu apostar exclusivamente na formação jovem, decisão que viria a marcar a identidade do clube. Desde então, conquistou títulos distritais em vários escalões e participou regularmente em provas nacionais, tornando-se presença assídua entre as melhores equipas de iniciados e juvenis do país.

O CADE soma dezenas de títulos distritais e regionais, com destaque para os escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis, e mantém uma forte tradição no futsal feminino, onde se sagrou campeão distrital e vencedor da Taça do Ribatejo. Nos últimos anos, expandiu-se também para modalidades como BTT e Pool Português, além de ter criado equipas de futebol feminino em vários escalões.

Atualmente, o clube movimenta mais de 350 atletas, competindo com pelo menos duas equipas por escalão, desde as escolas até aos juvenis. Vários jogadores formados no CADE chegaram à I Liga Portuguesa, representando clubes como Benfica, Sporting, Boavista, União de Leiria e Estrela Amadora, e alguns atingiram as seleções nacionais jovens, conquistando títulos europeus e mundiais.

Em 2010, o CADE foi reconhecido como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, e em 2014 inaugurou a sua nova sede social no Complexo Desportivo do Bonito, cofinanciada por fundos comunitários.
Fotos: 28 Studios















