
O X3 30e foi deveras uma surpresa agradável, pois numa marca cujo seu histórico consiste em carros desportivos e não amigos do ambiente, nunca pensei que esta pudesse igualar, ou até mesmo superar, as marcas nipónicas que já andam nisto há uns tempos.
O design exterior é típico BMW, desportivo e agressivo, em especial na versão pack M como o é esta versão ensaiada.
Na parte dianteira temos a típica grelha da BMW que agora (no restyle) tem uma dimensão maior do que anteriormente, grelha essa que se mantém fechada e apenas abre quando o motor necessita de arrefecimento, contribuindo assim para uma maior aerodinâmica. O que também foi redesenhado foram as óticas com um grupo LED novo. O para-choques do pack M é bastante agressivo com umas aberturas enormes nas laterais que são funcionais. Na parte lateral temos o logótipo M junto das portas dianteiras para nos lembrarmos em que versão estamos, e temos umas jantes desportivas M de 19 polegadas, assim como os travões desportivos M pintados a azul que dão um ar bastante desportivo ao X3. Na parte traseira, à semelhança da dianteira, as óticas também foram redesenhas com um novo grupo LED, de resto mantém-se tudo igual. Como se trata de um pack temos um difusor no para-choques a acompanhar as duplas ponteiras de escape verdadeiras! Sendo a versão híbrida tem outro pormenor que mais nenhum X3 tem, a insígnia 30e na bagageira.
Relativamente ao interior, o design não mudou relativamente ao modelo anterior.
No que toca à qualidade dos materiais esta é excelente!
Tudo está coberto por material suave e pele, é difícil encontrarmos plásticos na cabine, e os que existem estão concentrados na consola central, e é um plástico piano black muito agradável ao toque. O interior também está cheio de apontamentos interessantes. Para começar o centro das portas, assim como o topo delas e do tablier têm pormenores de pesponto, que dá um ar de requinte e qualidade ao interior. Por outro lado, temos a inscrição X3 na consola central e junto dos puxadores das portas, um pormenor que achei interessante. Os bancos têm um encaixe ótimo e são muito confortáveis com uma pele ótima. A pele do volante também é ótima, e sendo o volante do pack é um volante com uma pega bem desportiva. A qualidade dos materiais do volante também supera os seus concorrentes, sendo que a parte central do mesmo é em pele com efeito de pesponto (ao invés do habitual plástico ou borracha).
No que toca à habitabilidade dos passageiros traseiros esta é ótima. Temos imenso espaço para as pernas, joelhos e cabeça, e transportar 3 adultos não será grande sacrifício. Relativamente à bagagem contamos com 450lts, 100lts a menos do que as versões normais do X3, porque temos uma pequena elevação na bagageira que foi a forma que a BMW encontrou de colocar as baterias do sistema híbrido.
Em relação à condução, apesar de ser híbrido, este X3 não deixa de ter a raça de um BMW.
O X3 30e vem equipado com um motor 2.0 a gasolina que está conjugado com o motor elétrico, com uma potência combinada de 292cv.
Para condução em cidade o X3 é ótimo, o único lado negativo é o seu tamanho que dificulta as manobras. No entanto temos sensores de estacionamento e câmaras a 360º. Para além disso temos uma ótima visão para o trânsito, pois temos uma posição de condução elevada, os retrovisores são enormes e a janela traseira também. Para além disso, a transição a baixas velocidades do motor elétrico para o a combustão é impercetível o que aumenta o conforto da viagem. Em auto estrada também é ótimo, os bancos são confortáveis e a cabine está bem isolada, e para além disso temos todas as ajudas à condução como o cruise controlo adaptativo, manutenção na faixa de rodagem, aviso de pré colisão, entre outros, que nos ajudam a ter viagens longas mais cómodas.
Mas como já referi, apesar de híbrido, o X3 30e não deixa de ser um BMW, e a condução desportiva e performance está toda lá. Apesar de ser um SUV a suspensão M faz um excelente trabalho e o X3 agarra bem as curvas, tal como os bancos desportivos agarram o nosso corpo. Ao sairmos das curvas também temos uma disponibilidade enorme, graças ao binário instantâneo disponibilizado pelo motor elétrico. O X3 30e é capaz de despachar o sprint dos 0 aos 100 em 6.3s (feitos por mim), o que é bastante impressionante para um SUV, sendo capaz de envergonhar muitos carros que se dizem desportivos.
Relativamente aos consumos, o carro marcava 7lts por 100km. Sendo que é um carro de test drive e as pessoas costumam abusar um pouco do acelerador, acredito que o X3 seja carro para 6lts, máximo 6,5lts por 100km. Consumos equiparados a um hatchback a diesel 1.6cc.
A versão ensaiada custa 79.340€, mas pode obter um X3 a partir de 56.000€, e nesta versão híbrida paga 204,81€ de IUC.
Queríamos agradecer ao concessionário Aníbal Carvalho e Filhos em Santarém pela cedência da viatura para ensaio. (www.anibalcfilhos.bmw.pt/)





















