Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

O BMW IX é o primeiro 100% elétrico (de raiz) da BMW e veio para fazer a sua prova de fogo e afirmar o seu lugar no mercado dos elétricos premium. (não estou a considerar o i3 pois este foi a experimentação da BMW no mundo dos elétricos)

E começo já por falar do elefante na sala.

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A lacuna dos BMW’s elétricos sempre foi a autonomia, nunca era cumprida de acordo com as autonomias anunciadas pela marca (o IX3 que testei tinha autonomia anunciada de 420kms mas apenas consegui 366kms), mas este IX aproxima-se muito mais dos valores anunciados pela marca, mais do que qualquer outro modelo elétrico BMW. Temos assim anunciados pela BMW 600kms de autonomia, e eu consegui uma autonomia de 550kms. Ora a unidade ensaiada é um carro de ensaio, pelo que estes carros tem sempre consumos maiores pois as pessoas querem experimentar o potencial máximo do carro, mas acredito que com uma condução mais normal e fazendo uso do modo ECO conseguimos uma autonomia na casa dos 570kms, uns valores já próximos da autonomia anunciada (eu por exemplo nunca usei o modo ECO).

O design exterior do IX é facilmente reconhecido como um BMW, mas também como um elétrico pois temos um design que se assemelha a um protótipo.

Na parte dianteira temos então a nova grelha gigante da BMW que muito tem dado que falar, e na versão ensaiada tem um design muito interessante pois é pintada a dourado. De resto a frente é muito simples, típica de um carro elétrico, ou seja bastante plana para termos o melhor coeficiente aerodinâmico possível. Para além disso é uma frente bastante imponente, alta e larga. Na parte lateral também temos a verdadeira perceção da imponência do IX, com uma stance alta e comprida. Para ajudar temos umas jantes de 21 polegadas para dar um ar ainda mais imponente. Um pormenor interessante são os puxadores das portas, que neste caso não existem, é um botão embutido nas portas e que funciona como os botões da bagageira. É na parte lateral que ao abrir as portas conseguimos ver a fibra de carbono do chassi que esse encontra exposta, um pormenor bastante interessante na minha opinião. A parte traseira também o típico de carro elétrico, e à semelhança da parte dianteira é muito simples, apenas temos um difusor e uns pormenores cinzentos que ao longe podem parece umas ponteiras de escape.

O design interior é o mais minimalista de sempre de um BMW, e tem uma característica não típica da BMW, a consola central está separada do tablier.

O tablier é bastante simples, apenas temos umas saídas de ventilação muito fininhas e não existe botões. Também pela primeira vez temos os controlos da climatização exclusivamente no ecrã. Na parte do passageiro temos uma gravura de folha de oliveira porque como se trata de um automóvel amigo do ambiente, o tratamento que a pele do tablier levou não foi com produtos químicos, mas sim com produtos naturais. A consola central também é amiga do ambiente e ao invés de termos plásticos, esta está revista de pele e cortiça. O volante também tem o design típico dos elétricos BMW, e ao contrário de ser completamente redondo, é meio quadrado tal e qual como nos carros de fórmula 1, e eu devo dizer que gostei bastante da pega. Ainda também a contribuir para um design minimalista temos uma ausência de puxadores das portas, tal como na parte exterior trata-se de um pequeno botão disfarçado na porta. E para dar um toque final de requinte, os botões para operar o sistema de infotaiment e os bancos têm um efeito de cristal, e quando lá bate o sol temos o espetro de luz projetado pelo carro, simplesmente incrível!

A qualidade geral dos materiais é muita boa.

Temos pele por todo o tablier e portas, pele com qualidade e bastante agradável ao toque. A pele do volante considero ainda ser melhor, afinal de contas é o sítio onde temos de tocar inevitavelmente.

No que toca ao espaço é imenso, o IX é comprido e largo.

Para o passageiro dianteiro é possível esticar as pernas sem grande dificuldade, e os bancos são bastante confortáveis. Para passageiros traseiros, também temos imenso espaço para os joelhos, pernas e cabeça, e transportar 3 adultos não haverá grande dificuldade pois o carro é largo e não temos o desnível do solo na parte central típica dos carros a combustão por causa do eixo de transmissão. Falando ainda no espaço aproveito a deixa para dizer que a bagagem também é enorme e dispomos de 500lts de capacidade e 1700lts com os bancos rebatidos.

No que toca às tecnologias temos a estreia do novo sistema de infotaiment e painel digital da BMW que já se aproxima dos seus concorrentes, e foi desenvolvido em Portugal!

O painel de instrumentos digital da BMW sempre foi muito simples, tínhamos simplesmente uma vista, mostradores nas laterais e o mapa no meio, apenas trocava a cor consoante o modo de condução. Agora sim já é possível trocar o aspeto dos mostradores e escolher qual a informação que queremos apresentada no centro dos mesmos. O mesmo se passa com o heads-up display, podemos escolher os formatos dos mostradores lá apresentadas. O infotaiment está muito semelhante ao anterior com a pequena diferença de que o menu agora é apresentado com um design tipo Apple.

Ainda nas tecnologias mas nas ajudas à condução o IX obviamente tem a manutenção na faixa de rodagem, cruise control adaptativo, aviso de pré colisão com travagem de emergência, assistente de estacionamento com câmaras 3D e até realidade aumentada! A realidade aumentada funciona quando temos a navegação ligada, que ao chegar a cruzamentos, rotundas ou saídas, no ecrã central aparece a câmara da frente com umas setas a indicar-nos para onde devemos de ir, igual ao que acontece nos videojogos.

O sistema de motorização do IX é composto por dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro (o que significa que é tração às 4 rodas) e juntos produzem 326cv e 630Nm de binário. As baterias que temos são de 76,6 Kwh.

Para condução em circuitos urbanos o IX é ótimo, isto se não contarmos com o seu enorme tamanho. Quando digo que é ótimo refiro-me à experiência de condução, pois como se trata de um carro elétrico temos os controlos muito leves, as viagens são confortáveis e silenciosas pois não temos o barulho do motor no para arranca, e a visibilidade em torno do carro é ótima. O único problema é só mesmo o estacionamento pois trata-se de um SUV bastante grande. Em viagens mais longas na auto estrada ele também é muito tranquilo. Mais uma vez não temos barulho de um motor a combustão e o isolamento é ótimo não deixando entrar ruídos dentro da cabine. Por outro lado os bancos, quer traseiros quer dianteiros, são ótimos e conseguimos fazer longas viagens de forma confortável. No que toca à condução desportiva também é bastante bom (dentro do género), não fosse ele um BMW. Temos um bom arranque do binário instantâneo, e conseguimos cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8s, impressionante para um SUV com mais de 2000kgs. O que também me impressionou foi o comportamento dinâmico em curva. É certo que não é um série 4 a curvar, mas surpreendeu bastante para o tamanho e peso do carro, sendo que no geral iremos conseguir nos divertir e ter uma condução mais dinâmica neste elétrico da BMW.

Já que estou a falar dos vários tipos de condução aproveito para falar dos modos de condução. Dependo do modo de condução que escolhermos, os mostradores vão trocar assim como os sons artificiais que vão tocar nas colunas, sons esses que parecem de naves espaciais e foram criados pelo reconhecido compositor Hans Zimmer, que compôs as bandas sonoras de filmes como Batman (trilogia de Christopher Nolan), Mulher Maravilha 1984, A Origem, entre muitos outros.

O IX obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 91% na segurança dos adultos, 87% na segurança das crianças, 73% na segurança dos pedestres e 81% nas ajudas à condução.

O IX está disponível a partir de 89.150€, mas a versão ensaiada custa 92.240€. Sendo um automóvel elétrico está isento de IUC.

Queríamos agradecer à Aníbal Carvalho e Filhos em Santarém pela cedência da viatura para ensaio.

 

 

 

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