
O BMW 530e e o Lexus ES300h são concorrentes diretos (saloons executivos) apesar de a diferença de potências ser significativa (292cv para o BMW e 218cv para o Lexus). Isto deve-se ao facto de o BMW ser Plug-in e o Lexus apenas híbrido, pois as baterias dos plug-in são mais potentes, dando assim mais potência ao sistema híbrido. O Plug-in também é sempre mais caro que um híbrido, mas será que compensa?
Antes de responder a essa pergunta vamos analisar ambos os carros.
No design exterior é sem dúvida o Lexus que se destaca.
A frente do Lexus é bastante distinta. É larga, tem uma grelha imponente e umas óticas com uma assinatura Led em L (de Lexus). Como se trata do pack F Sport temos umas aberturas no para-choques um pouco largas para um ar mais agressivo.
A dianteira do BMW também é bonita, no entanto é mais discreta que a do Lexus, apesar de neste re-style já termos uma grelha um pouco maior do que nas versões anteriores. As óticas também são maiores e mais alongadas e dão a sensação de largueza ao carro, no entanto a frente do Lexus parece ainda mais larga. Como se trata do pack M temos também uns para-choques com umas aberturas que são bem mais largas que as da Lexus.
A lateral do Lexus também é brutal! É bastante alongada, e é elegante e desportiva ao mesmo tempo. Contamos também com umas jantes de 19 polegadas com um desing e cor bem porreiras. De não esquecer o logotipo F Sport junto das portas para nos recordar que estamos na versão mais desportiva (como se nos fossemos esquecer….).
À semelhança da dianteira, a lateral do BMW também é a mais discreta e dá a sensação de ser mais curto que o Lexus. Contamos com o logotipo M (porque estamos no pack M) junto da porta de carregamento das baterias. Temos ainda umas jantes de 19 polegadas, que na minha opinião, são mais bonitas que as da Lexus.
É então na traseira que o Lexus perde para a BMW, pois apesar de estarmos na versão F Sport, a traseira é igualmente simples relativamente às outras versões. Temos apenas uns pormenores cromados no para-choques e um spoiler no topo da bagageira.
A traseira do BMW é muito mais agressiva, e ao contrário do Lexus, como tem o pack desportivo M esta distingue-se das restantes versões, com duas ponteiras de escape quadras verdadeiras! Temos ainda um difusor que é apenas estético. Só fica mesmo a faltar um spoiler como no Lexus.
Relativamente ao design interior a história repete-se, o Lexus é muito mais atrativo.
O design do Lexus vai de encontro à ideologia japonesa, minimalista mas bonito, inclusive temos muitos detalhes que vão ao encontro da sua cultura, como a forma dos puxadores das portas e que imitam a ponta da espada de um samurai. Os materiais são de boa qualidade, no entanto existem alguns plásticos menos bons à vista.
O design do BMW já começa a cansar, pois é um design que já vem estando presente na marca já à alguns anos sem alterar muito, no entanto há uma coisa que deixa a anos luz o Lexus, que é na qualidade dos materiais. A qualidade dos materiais é soberba e não consigo encontrar plásticos mesmo nas zonas mais baixas da cabine. O único sítio onde temos plásticos é na consola central e em volta das saídas de ventilação, que por razões óbvias têm que ser feitas num material mais ríjido.
No que toca à habitabilidade dos passageiros na parte traseira, eles são muito semelhantes. Em ambos temos espaço para os joelhos e cabeça de sensivelmente dois palmos, e para transportar três adultos não será nenhum suplício pois os carros são largos o suficiente para isso. O único problema encontra-se no BMW, pois não conseguimos esticar os pés por baixo do banco, o que não acontece com o Lexus.
Na habitabilidade na parte dianteira, os bancos do Lexus superam os do BMW. Os da BMW já são muito confortáveis, simplesmente a Lexus parece fazer os melhores bancos no mercado! Ambas são baquets desportivas.
Falando agora do volante, é a BMW que supera. O volante desportivo F Sport da Lexus é muito bom, tem uma ótima pele e uma excelente pega desportiva, uma pega grossa. O volante da BMW simplesmente é melhor, a pele é melhor e a pega é ainda mais desportiva, mais grossa. Depois temos o pormenor de na parte central ser pele com efeito de pesponto, que lhe confere mais qualidade e requinte.
No infotaiment a BMW também supera.
O infotaiment da Lexus não é mau, é simplesmente mediano. Gráficos razoáveis, velocidade de processamento razoável e é intuitivo, no entanto o modo de operação é que é um verdadeiro pesadelo, pois faz-se única e exclusivamente por um touchpad igual ao dos computadores portáteis, o que em viagem se torna bastante difícil de operar o sistema e clicamos em sítios que não desejamos.
Já o infotaiment do BMW é dos melhores no mercado. É intuitivo, a navegação entre menus é fácil, e é operado através de uma roda na consola central, assim como touch no ecrã, ou seja, o touch é sempre melhor parado e a roda com o carro em andamento. É também possível ter como extra o manuseamento através de gestos.
Nas ajudas à condução ambos vêm bem equipados com assistente do ângulo morto, manutenção na faixa de rodagem, travagem de emergência, etc. O BMW pode ter, como extra, uma vantagem relativamente ao Lexus, que são a visão 3D e o assistente de marcha atrás. Este último é um sistema que memoriza o nosso percurso nos últimos 50 metros e vai reproduzi-lo de forma autónoma de marcha atrás.
O Lexus vem equipado com um motor de 2.5 cilindrada a gasolina que conjuntamente com o motor elétrico produzem 218cv. Já o BMW tem um motor 2.0 cilindrada a gasolina que em conjunto com o motor elétrico produzem 292cv.
A diferença de potência pode ser alguma mas o set up dos carros é completamente diferente e ambos fazem bem aquilo para que foram concebidos.
É certo que ambos são sedans de luxo, mas o Lexus destaca-se mais neste sentido. As viagens no Lexus são muito mais confortáveis. O carro está mais bem isolado, a suspensão é mais suave e não se nota tanto as irregularidades da estrada. Os bancos também são muito confortáveis, dos melhores no mercado, e nos bancos traseiros temos imenso espaço quer para pernas quer para a cabeça, mesmo levando 3 passageiros. Se quisermos fazer uma condução mais desportiva ele tem alguma estaleca, e até tem uma performance bastante satisfatória, mas em nada comparada com a do BMW.
É então na condução desportiva que o série 5 se distingue, não fosse ele um BMW! O série 5 tem um comportamento em curva exemplar, apesar de ser um automóvel longo e pesado. Os 292cv também são mais do que suficientes para impulsionar o serie 5 para fora das curvas muito rapidamente. Apesar de ter um pendor mais desportivo que o Lexus não deixa de ser bom para transportar pessoas pois o espaço para os passageiros, apesar de menor, é praticamente idêntico. Não é tão silencioso e a viagem não é tão agradável pela sua suspensão mais rija, mas não é de todo um carro pouco confortável.
Nos consumos o BMW ganha por se tratar de um Plug-in que nos permite bloquear o modo elétrico. Conseguimos assim consumos de 3lts no BMW, metade do que conseguimos no Lexus. No entanto para a cilindrada do motor, tamanho, peso e potência, podemos dizer que os 6lts do Lexus são bastante bons.
O série 5 obteve 5 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 91% na segurança dos adultos, 85% na segurança das crianças, 81% na segurança dos pedestres e 59% nas ajudas à condução (apenas consideradas as que vêm de série). O Lexus também obteve 5 estrelas, com 91% na segurança dos adultos, 87% na segurança das crianças, 90% na segurança dos pedestres e 77% nas ajudas à condução.
O série 5 começa nos 64.500€, mas a unidade ensaiada custa 74.500€, e paga 204,21€ de IUC. O Lexus tem como preço base e da unidade ensaiada como 62.900€, mas pode ir até aos 79.000€ na versão Luxury. Paga o mesmo valor de IUC.
Queríamos agradecer à Aníbal Carvalho e Filhos em Santarém pela cedência da viatura para ensaio.





















