
Durante os dias da Web Summit tivemos a oportunidade de testar o BMW 530e iPerformance, e nunca pensamos vir a preferir um BMW híbrido a, por exemplo, um Lexus, que é uma marca que vem logo à cabeça como referência no que toca aos híbridos de luxo e que já anda neste mercado desde 2005. No entanto o 530e também é um automóvel executivo bastante atrativo e conta com um sistema híbrido mais intuitivo e de fácil utilização do que o sistema Lexus/Toyota.
No que toca ao design quer exterior quer interior, o 530e é um automóvel com classe.
No exterior o 530e apresenta-se como um carro elegante de linhas bem definidas. Na parte frontal temos a típica grelha em duplo rim da BMW cuja a barra tem apontamentos a azul para sabermos que se trata de um BMW iPerformance. Temos também o para-choques com uns pormenores cromados, típico da Line Luxury. Na parte lateral temos uns frisos cromados em volta dos aros da portas para lhe conferir um estilo mais executivo, e mais uma vez, para o distinguirmos do 530i/d, temos o logótipo BMW i na superfície frontal lateral e o logo eDrive na curvatura Hofmeister e nos frisos das embaladeiras. Nas suas jantes de 18 polegadas, o logo da BMW também está envolto num contorno azul. Na parte traseira temos duas ponteias de escape verdadeiras, pois a BMW parece ser a única marca a fugir à tendência de colocar imitações, e temos também um friso cromado, mais uma vez um toque de requinte da Line Luxury.
Relativamente ao interior, o design é bastante agradável, sentimos de imediato que estamos num automóvel de classe superior. A construção é ótima, tudo está solidamente montado. Os matérias também são ótimos. O tablier está coberto por pele com pormenores de pespontos, os plásticos usados são de ótima qualidade, e mesmo junto ao solo não existem plásticos com menos qualidade. O volante tem uma boa pega e a pele é ótima, muito suave, assim como é a pele dos bancos, os quais têm um bom encaixe e são muito confortáveis. A consola central e o encosto de braço também são forrados a pele e com pespontos, assim como a parte central do volante.
O espaço para os passageiros é enorme, na parte dianteira não há qualquer problema de espaço e, na parte traseira também não. Existe um grande espaço para as pernas quase como se estivéssemos numa limousine. Transportar três pessoas ao mesmo tempo também não será difícil pois a carroçaria é larga o suficiente.
No campo da tecnologia temos o mais recente sistema de “infotaiment” da BMW que para além de poder ser utilizado através da roda e botões na consola central, pode ser controlado também através do ecrã tátil, no entanto para segurança do condutor esta opção só está disponível com o carro parado. Também reconhece um discurso completo em vez de só palavras chave, podemos por exemplo dizer “baixar a temperatura para 20 graus”. O sistema também é capaz de reconhecer gestos, por exemplo, se fizermos movimentos circulares com a mão para o lado direito o volume da rádio aumenta e, para o lado esquerdo diminui. Temos ainda um painel de instrumentos digital com as mais variadas informações, neste caso tratando-se de um carro híbrido, tudo do sistema
híbrido pode ser lá mostrado. Nas ajudas à condução temos a típica câmara de visão traseira, cruise control adaptativo e travagem autónoma em caso de colisão.
No que toca à condução o 530e é multifacetado, tanto podemos ter uma condução desportiva, como calma apenas utilizando o motor elétrico.
A versão testada dispõe de um motor de 4 cilindros TwinPower Turbo a gasolina 2.0 com 184cv e 290Nm de binário, e um motor elétrico com 113cv, criando uma potência combinada de 252cv.
O sistema híbrido é muito bom e faz a gestão por si mesmo. Ao contrário do que acontece com o Lexus, não precisamos de um botão para bloquear o modo elétrico ou fazer uma “gestão de pé” para mantermos o modo elétrico. No velocímetro é nos apresentado através de preenchimento azul a velocidade máxima que poderemos alcançar com o nível de carga de bateria atual, sendo que com a bateria totalmente carregada é de 145km/h. Isto significa que independentemente da força que aplicamos no acelerador o modo elétrico nunca será desativado até chegarmos à velocidade limite. Quando passamos essa velocidade estabelecida, ai sim o motor de combustão entra em ação, mas de uma forma suave e impercetível.
Este modo elétrico do 530e é totalmente desativado quando ativamos o modo de condução Sport. Neste caso os mostradores tornam-se vermelhos e tomam um aspeto mais desportivo. O 530e fica assim com a direção mais pesada, o acelerador mais sensível e uma sonoridade mais agressiva. Ao conduzirmos em modo Sport o 530e tem prestações ótimas graças à ajuda do seu motor elétrico que tem binário instantâneo e compensa o “turbo lag”. Apesar de ser um automóvel grande, quando atacamos as curvas em modo Sport, como a suspensão ficou mais rija, o 530e agarra bastante bem. A caixa automática Steptronic de dupla embraiagem e 8 velocidades também faz um excelente trabalho, é bastante responsiva quando pomos pé a fundo e as trocas de caixa são feitas muito rapidamente.
Existe também um modo de gestão automática que é ativado se colocarmos um destino no GPS. Conforme o percurso o sistema irá adaptar os modos de condução automaticamente sem que o condutor tenha que preocupar.
No que toca a consumos, com condução a alternar entre modo Sport e Comfort, conseguimos uma média de 6 lt por 100 km, o que é ótimo pois trata-se de um motor 2.0 a gasolina de 4 cilindros com consumos de motores 1.0 d 3 cilindros, tal facto prendese com a excelente gestão do sistema híbrido da BMW.
Resumindo, o 530e é um automóvel perfeito para quem deseja luxo, espaço, conforto e economia, mas ao mesmo tempo não quer deixar de ter aquela emoção de condução desportiva que um BMW pode oferecer.
Nos testes do EuroNcap o 530e obteve 5 estrelas com 91% para a segurança dos adultos, 85% para a segurança das crianças, 81% para a segurança dos peões e 59% nas ajudas à condução.
O 530e paga de IUC 201,58€. A versão ensaiada custa 78 103€, no entanto pode adquirir um 530e por 64 393€.
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