
O novo BMW série 2 coupé quando foi revelado em fotos, não surpreendeu nínguem. Alías muitas pessoas, incluíndo eu, achou o carro um pouco feio. No entanto, após ver o série 2 ao vivo mudei completamente de opinião. Trata-se de um coupé muito bonito, com uma ótima stance e proporções largas, o que o torna num automóvel muito apelativo. Arrisco-me até a dizer, que para meu gosto pessoal, gosto mais do que o série 4.
A parte dianteira do série 2 é larga, mas também comprida, algo que eu gosto bastante, bem ao estilo de gran tourers como AMG GT ou Aston Martins. Para além disso rompeu com a linguagem de desgin actual da BMW, que consiste em incluir grelhas enormes. É um facto de que se tratam de umas grelhas maiores que o modelo anterior, no entanto são pequenas considerando os tamanhos actuais. Obviamente temos uns para-choques bastante agressivos pois a unidade ensaiada tem o pack M, mas mesmo sem este tem um aspeto bastante desportivo. Na sua lateral contamos com uma stance fantástica. Para começar é um coupé, e um coupe que continua a aplicar a coluna wolfmeister, algo que desapareceu no série 4. Como o série 2 partilha a plataforma com o 4, temos agora uma distância entre eixos maior, e deixamos assim de ter aquele aspeto encolhido que tinhámos nas gerações anteriores. Depois contamos com umas fantásticas jantes do pack M de 20 polegadas. Na parte traseira, à semelhança da frente, é também uma traseira bastante larga e imponente, com umas óticas que se assemelham à geração anterior, mas que na minha opinião são muito mais bonitas (e não parecia nas fotos). Mais uma vez, como se trata do pack M, temos uns para-choques mais agressivos que contam com um pequeno difusor. Só lamento uma coisa, o facto de apenas termos uma ponteira de escape e não duas. No série 4, o 2.0 tem duas ponteiras, mas o série 1 e o série 2 active tourer tem apenas uma, e quer queiramos quer não, o 2 coupe pertence a essa família.
Por outro lado, o design interior é igual ao do série 4 e 3, ao contrário do que acontecia em gerações anteriores nas quais tínhamos o interior do série 1. No entanto, temos pormenores muito mais interessantes do que no série 4. Por exemplo, nas portas, e tratando-se do pack M, temos a bandeira do M, sendo que à noite esta bandeira fica iluminada. Nas versões “normais” temos apenas luz ambiente na porta, luz essa que é personalizável e de onde podemos escolher praticamente toda a cor do espectro de luz. A qualidade de materiais, como seria de esperar, é ótima, com material suave a cobrir praticamente todo o habitáculo. No entanto noto um pouco de diferença relativamente ao série 4. Por exemplo, sinto que o material que cobre as portas não é tão bom como no 4 (temos que justificar a diferença de preço).
No que toca à habitabilidade pouco à a dizer, é um coupé… Muito resumidamente os passageiros dianteiros vão muito confortáveis e têm espaço para se esticar, ao que os traseiros (mesmo com os bancos puxados mais para a frente) vão um pouco mais encolhidos. O espaço para a cabeça dos passageiros traseiros também não é a melhor, pois no 4 os bancos traseiros “caem” para baixo e deixam-nos com mais espaço para a cabeça, o que não acontece no 2 em que os assentos são muito “retos”.
No que toca à tecnologia, o série 2 não traz os novos ecrãs concavos da BMW, mas sim os mesmos que o série 3 e 4. No entanto ter os mesmos ecrãs não vejo ser impedimento para a BMW inserir o seu novo sistema já disponível aquando do lançamento do série 2, sistema esse que é em larga escala superior ao presente no 3 e 4 (por exemplo, o série 2 active tourer já tem esse sistema).
Ainda nas tecnologias, mas nas ajudas à condução, o série 2 obviamente vem com todas as ajudas à condução, como o cruise control adptativo, assistente de faixa de rodagem, aviso de colisão com travagem de emergência, etc. Para além disso temos assistências ao estacionamento ótimas com câmara 360º, imagem 3D da viatura, e o assistente de marcha-atrás da BMW. O que este assistente faz é memorizar no espaço de 50 mts o percurso que fizemos. Imaginemos que chegamos a um beco sem saida. Não necessitamos de estar a fazer marcha-atrás por nós. Acionamos o assistente e ele irá fazer o percurso ao contrário, centímetro a centímetro tal e qual como o fizemos.
No que toca à condução, o série 2 coupé é brutal, não fosse ele um BMW, e em especial coupé!
A versão ensaiada vem equipada com um motor diesel 2.0 cilindrada com 190cv, o suficente para nos divertirmos bastante.
Na condução desportiva, o série 2 é muito mais dinâmico e rápido que o 4. Fiz um percurso com o série 2, e de seguida o mesmo percurso com um série 4, e a conclusão foi que o série 2 foi mais rápido. É normal, é um carro mais leve e pequeno o que o torna mais ágil, permitindo-nos fazer as curvas a uma velocidade maior, e por consequência sair delas também mais rapidamente. A direito a performance também é maior, dado que este motor assenta de forma ideal no 2, sendo que no 4 já o limita um pouco.
No que toca à condução em percursos urbanos, o série 2 é eficiente o suficiente nunca disparando muito os consumos (numa condução mista entre urbano, auto-estrada e desportivo consegui fazer 6,2lts por 100kms), e é fácil de estacionar QB. Digo QB pois ele parece pequeno, mas como já referi tem a plataforma do 4, pelo que nos dá uma falsa percepção do seu tamanho. No entanto as ajudas de estacionamento ajudam bastante. Em auto-estrada é bastante confortável e a insonorização é boa ao nível do série 4. Apenas sinto que a viagem é um “danoninho” mais atribulada do que no 4, pois o carro é um pouco mais baixo.
Em suma, o série 2 Coupé não tem o status do 4, mas considero que seja igualmente bonito, e para mim seria o carro que eu escolhia, pois é mais ágil e dinâmico. Mas se não nos preocupamos com essa dinâmica então podemos ir para o 4, mas será que compensa o dinheiro extra? Eu acho que não….
O série 2 coupé obteve 4 estrelas nos testes de segurança do EuroNcap, com 82% na segurança dos adultos, 81% na segurança das crianças, 67% na segurança dos pedestres e 64% nas ajudas à condução.
A versão ensaiada custa 59.123€, mas o preço base do série 2 coupé é 43.340€. Esta versão paga 226,98€ de IUC.
Agradecemos à Aníbal Carvalho e Filhos em Santarém pela cedência da viatura para ensaio.





















