Foto João Marques
João Marques joaomarques@entroncamentoonline.pt

Numa altura em as marcas continuam a investir em força nos SUV e crossover, a BMW optou por manter a sua monovolume, o série 2 Active Tourer, e esta geração teve um enorme passo relativamente à anterior, apresentando-se como uma carrinha com um design mais atrativo e um interior futurista e tecnológico, estando a par com o que a BMW faz no resto da sua gama (o que não acontecia anteriormente).

O design exterior vai muito ao encontro da linguagem de design que a BMW tem adotado ultimamente.

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Na parte dianteira temos uma grelha enorme, o que vai de encontro com a nova estratégia da BMW que visa colocar grelhas grandes na maior parte dos modelos. Dado que temos o pack M, os para-choques dianteiros são mais agressivos e tem umas aberturas nas laterais mais acentuadas. As óticas por sua vez são mais finas que as dos modelo anterior, que pessoalmente não gostava muito. Na lateral reconhecemos imediatamente como sendo um serie 2 active tourer pois a silhueta não mudou muito. Como é pack M temos o logo M junto à porta dianteira e temos umas jantes desportivas de 18 polegadas, sendo que é possível fazer o upgrade para 19. Temos ainda os puxadores embutidos nas portas já a pensar no modelo híbrido que chegará em breve. Na parte traseira, tal e qual como na lateral, está muito semelhante ao modelo anterior, com a diferença de que agora as óticas são mais finas e bonitas, como na parte dianteira. Mais uma vez, como tem o pack M, temos um para-choques mais desportivo com um pequeno difusor.

Relativamente à habitabilidade é muito boa, não fosse o serie 2 active tourer uma monovolume. Na parte traseira temos bom espaço, cerca de 2 palmos para os joelhos e cabeça. Para levar 3 crianças não será grande problema, já adultos será um pouco problemático dado que o carro é um pouco estreito, e também devido à existência de um desnível enorme no banco central. Relativamente aos materiais, a qualidade é boa pois temos material suave por toda a porta, no entanto notamos que o material usado na parte traseira é de menor qualidade do que o da parte da frente. Na parte dianteira também vamos muito confortáveis pois os bancos são ótimos, e a unidade ensaiada tem as baquets desportivas M que tem um encosto fantástico. No que toca ao transporte mas de carga o serie 2 active tourer conta com 470lts de bagagem, no entanto existem monovolumes com mais capacidade de carga.

O design interior do novo série 2 active tourer é fantástico e foi um grande salto relativamente ao anteriro.

Temos um design muito igual ao do IX, ou seja, um design minimalista que mais parece vindo de um fabricante japonês. Temos a ausência de botões e as saídas de ventilação são bastante finas. A consola central é igual e está suspensa no ar tal e qual como nos elétricos, o que faz aqui prever uma versão elétrica do serie 2 active tourer (pelo menos a híbrida já está confirmada). O volante também é novo, e trata-se do novo volante da BMW M que eu gosto bastante. Alías, considero os volantes da M dos mais desportivos no mercado, com uma pega bem grossa mas que ao mesmo tempo é confortável. Ainda igual ao IX temos os novos ecrãs curvos da BMW que incluem o novo sistema de infotaiment e o novo painel de instrumentos da BMW. Este novo sistema é mais completo que o anterior, talvez até de mais, ao ponto de por vezes se tornar confuso. O painel de instrumentos é que deu um salto enorme e é agora dos melhores no mercado, com vários típos de visualização e informação, e tem uns gráficos ótimos. Como se trata do pack M a BMW teve atenção ao detalhe e colocou um M no canto superior esquerdo do painel de instrumentos. Uma curiosidade, este novo sistema foi desenvolvido em Portugal!

No que toca à condução, não consigo ter comparação relativamente ao modelo anterior, pois nunca testei, mas posso dizer que relativamente a outras monovolumes, é sem dúvida a mais divertida de conduzir, não fosse ser um BMW.

Na condução em percursos urbanos podemos ver que o serie 2 active tourer é muito mais confortável que os restantes BMW’s, em especial tendo o pack M que são sempre mais rijos que as restantes versões. Percorri uma estrada de calçada, algo típico nas cidades portuguesas, e não senti qualquer tipo de desconforto. Em percursos mais longos em auto estrada, a insonoração é boa e os bancos, como já tinha referido, são confortáveis o que não nos dá dores com o extenso uso. Em condução desportiva, é aqui que o serie 2 active tourer se distingue das restantes monovolumes. Ao colocarmos em modo Sport temos uma afinação da direção e também do acelerador, e a disponibilidade da caixa é bastante boa, o que fazem parecer com que os 150cvs do 218d são um pouco mais. Em curva o comportamento é excelente, e o serie 2 active tourer agarra muito bem e tem uma ótima dinâmica.

Em suma nunca pensei que me podia divertir tanto com uma monovolume!

O série 2 active tourer está disponível a partir de 37.230€, mas a versão ensaiada custa 48.856€ e paga 148,58€ de IUC.

 

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